Curso aborda dimensão humano-afetiva da missão

Curso aborda dimensão humano-afetiva da missão

ccmcursomissaook

A primeira parte do curso é assessorada pela irmã Fátima Morais, da Congregação Apóstolas do Coração de Jesus. A religiosa aplica ao grupo a dimensão humano-afetiva que, segundo ela, consiste no desenvolvimento harmônico do grupo, para cada um se integrar e se conhecer, em vista da dimensão missionária.

“O objetivo é a integração dessas pessoas no próprio grupo. Queremos que elas, na missão delas, para onde partem agora, tenham mais conhecimento de si e das etapas de vida. O objetivo é que façam essa caminhada: se conheçam e se ajudem, nesse processo muito exigente da missão”, explicou.

O cursista padre José Joses Glufka, da diocese de Guarapuava (PR), diz ser importante a primeira temática da dimensão humana para o trabalho missionária e a vida pessoal. Para ele, é indispensável conhecer a si para trabalhar com as pessoas. “A questão humana vem nos instigar sobre quem realmente somos. Assim, nós descobrimos como a gente consegue lidar com nossas questões pessoais e, trabalhando a partir de si, poder desenvolver mais nossos trabalhos com as pessoas que iremos encontrar nas várias realidades missionárias”.

Padre Dejacir Costa Pinho, da diocese de Joinville (SC) e missionário há quase quatro meses na prelazia de Borba (AM), acredita que o curso vai somar com o trabalho que já desenvolve na Amazônia. “Para a realidade onde eu trabalho, essa formação vem me dá um suporte muito preciso. Essa primeira etapa, principalmente, é primordial e importante porque vem de encontro às nossas necessidades na própria missão, uma vez que, para ser missionário, eu preciso estar bem pessoalmente para trabalhar com as pessoas”, contou.

Etapas

A próxima etapa será a dimensão bíblica da missão. Os cursistas irão estudar os principais modelos e paradigmas bíblicos que fundamentam o discurso missionário: a missão nos Atos dos Apóstolos, os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e as cartas de Paulo. As seguintes serão a dimensão histórica da missão, antropológica, teológica, prática e espiritual. Esta última terá assessoria do arcebispo emérito de Porto Velho (RO), dom Moacyr Grechi.

 

Por Fúlvio Costa – Pontifícias Obras Missionárias (POM)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email