Cruz passa pela Diocese de Januária

Cruz passa pela Diocese de Januária


A concentração dos jovens para acolher os símbolos aconteceu na saída para Itacarambi. Um trio elétrio com o Ministério de Música da RCC animava a todos. Quando foi anunciada a chegada da Cruz e do Ícone, a comoção foi geral. Todos os jovens manifestaram sua alegria. Em seguida, deu-se início a caminhada pelas ruas da cidade. Fez-se uma reflexão na Praça dos Meneses. A caminhada seguiu em direção ao presídio. Ao chegar no presídio, os jovens rezaram na intenção de todos que se encontram privados da liberdade, e pediram a Maria e a Jesus que olhassem para os presos. A caminhada partiu em direção à Igreja Sagrada Família. Ao entrar no templo, os presentes aclamaram fervorosos os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Pe. João Paulo foi o responsável pela condução deste momento.
 

Os jovens caminharam em direção a Rodoviária e por onde passavam, moradores saiam de suas casas para presenciar o evento que além de ser uma divulgação da JMJ Rio 2013, representa muito na evangelização nas dioceses brasileiras.
 

A caminhada continuou com bastante ânimo e felicidade. Ao chegar ao Hospital, os presentes, conduzidos pelo Pe. Domingos, fizeram suas orações por todos os enfermos.
 

Em poucos minutos, os símbolos da JMJ foram entronizados na Catedral Nossa Senhora das Dores, onde foi celebrada a Santa Missa. A Catedral ficou repleta de fieis, especialmente de jovens, e a celebração foi presidida pelo bispo D. José Moreira.
 

Ao final, os padres concelebrantes deixaram suas mensagens para os jovens. Pe. Francisco contou aos presentes o que o Beato João Paulo II ordenou aos jovens em 1984, no início da peregrinação da Cruz. Também contou com bastante entusiasmo que a primeira vez que a Cruz atravessou o Rio São Francisco foi por intermédio da Diocese de Januária.
 

Pe. Flávio, coordenador diocesano da juventude, fez um discurso motivando os jovens a permanecer na caminhada e que se sente muito feliz por estar a frente dos trabalhos com a juventude em nossa diocese.
 

Após a Santa Missa, iniciou-se Vigília diante dos Símbolos da JMJ. A vigília que estava prevista para terminar à meia-noite, se estendeu até quase uma hora da manhã com muitos jovens ainda presentes. Foram momentos de profunda sintonia com a motivação da Jornada Mundial da Juventude. Pe. João Paulo abençoou a todos no final da vigília. Todos os jovens foram convidados a voltar para a entrega da Cruz a cidade de Pedras de Maria da Cruz.
 

No início da manhã de 12 de novembro, os jovens de Januária passaram adiante a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Ao mesmo tempo em que estávamos tristes com a partida dos símbolos JMJ, o nosso coração se alegrava ao ver que o caminho percorrido pela Cruz e pelo Ícone deve continuar e tocar mais e mais jovens por todo Brasil até o início da Jornada Mundial da Juventude, no Rio em 2013.
 

Ainda no sábado os jovens participaram de um encontro na Catedral Nª Srª das Dores, onde escreveram a Carta da Juventude. Às 19h, aconteceu a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Domingos. Após a Santa Missa, na Praça Getúlio Vargas, ponto de encontro dos jovens e da família januarense, dois grandes shows animaram e evangelizaram os presentes. Os ministérios “Primeiro Mandamento” e “Redenção” encerraram o Bote Fé em Januária.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email