Bote Fé: Cruz da Jornada chega ao Brasil no dia 18 de setembro

Bote Fé: Cruz da Jornada chega ao Brasil no dia 18 de setembro

A Cruz, de madeira e com pouco mais de 3,5 metros de altura, foi dada aos jovens pelo Papa João Paulo II em 1984 e, desde 1994, peregrina nos países que recebem a JMJ um ano antes do evento.

Segundo informa o departamento de imprensa da arquidiocese, a acolhida da Cruz no país acontecerá na região do Campo de Marte, com shows, testemunhos e reflexões das 9h às 21h.

Às 16h, chegam ao local, em carro do Corpo de Bombeiros, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Logo em seguida, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, preside à Missa.

Entre os nomes já confirmados para o evento estão os de padres consagrados como Juarez de Castro, Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti.

O evento contará, ainda, com a presença de bandas católicas que mobilizam grande número de jovens, como Rosa de Saron, Dominus e Vida Reluz. A expectativa inicial de público é de 80 mil pessoas.

Este será o primeiro evento para preparar a visita que o Papa Bento XVI fará ao Brasil em 2013.

Após o show no Campo de Marte, Cruz e Ícone seguem em carreata, ainda na noite do dia 18/9, para a Catedral da Sé. De lá, percorreram igrejas da cidade.

Especial

O 18 de setembro será um dia especial para os jovens de São Paulo. Intitulado “Bote Fé”, este evento de acolhida da Cruz Peregrina quer reforçar entre os católicos a importância da evangelização da juventude.

Todas as paróquias da arquidiocese de São Paulo e das dioceses vizinhas são convidadas a manifestar que “botam fé” na juventude brasileira, durante o evento que realizado na região do Campo de Marte, zona norte da capital.

Trata-se de um momento privilegiado da evangelização da juventude no Brasil, confirmado pelo recorde de participação brasileira na JMJ de Madri (mais de 13 mil inscritos).

A campanha “Bote Fé” também tem o objetivo da dar continuidade à graça que a juventude brasileira viveu na JMJ, quando os jovens foram enviados pelo Papa Bento XVI para anunciara boa nova em seus países.

Para o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, a cidade e Arquidiocese de São Paulo “deverão fazer uma acolhida calorosa, com manifestações que deixem um sinal na opinião pública e que despertem, desde logo, um grande interesse pela Jornada de 2013, no Rio de Janeiro”. “Isso vai ser muito interessante e despertará o interesse e a criatividade na evangelização da juventude durante esses dois anos de preparação”, destacou.

De acordo com Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e referencial do Setor Juventude da Arquidiocese, o “Bote Fé” “é uma convocação para os jovens, de modo especial, ‘botarem fé em Cristo’, acreditarem nele, se firmarem em Cristo, como base de sua fé”.

“Mas também é uma convocação para toda Igreja a uma atividade missionária para animar as comunidades, melhorar a autoestima, acreditar realmente que Cristo ressuscitou, que Cristo é a vida”, disse.

Itinerário da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na Arquidiocese de São Paulo

Dia 18/9 (domingo)

15h30 – chegada ao Campo de Marte
21h – saída do Campo de Marte
22h – chegada à Catedral da Sé

Dia 19/9 (segunda-feira)

8h às 19h a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora permanecerão na Catedral da Sé.
19h Procissão com a Cruz e o Ícone, da Catedral à Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.
20hCelebração de acolhida na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte. Durante a noite e a madrugada haverá vigília e peregrinação pelas ruas da cidade.
(Endereço: Igreja Nossa Senhora da Boa Morte – rua do Carmo 202, Centro. Fone: 3101-6889)

Dia 20/9 (terça-feira)

8hCelebração de rua – Local: Cracolândia.
9h30 Retorno da Cruz e do Ícone a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, onde permanecerá até às 13h30.
13h30 Saída da Cruz e do Ícone para o Santuário São Judas Tadeu (Jabaquara).
15h Missa de acolhida no Santuário São Judas (a Cruz e o Ícone permanecerão no Santuário durante toda à tarde, noite e madrugada).
(Endereço: Santuário São Judas Tadeu – avenida Jabaquara 2682. Fone: 5072-9928)

Dia 21/9 (quarta-feira)

7h – Missa e saída da Cruz e do Ícone do Santuário São Judas.
8h30 – Chegada da Cruz à Paróquia Imaculada Conceição (Ipiranga), com celebração de acolhida, orações durante o dia. A Cruz e o Ícone permanecerão na paróquia até às 16h.
(Endereço: Paróquia Imaculada Conceição – avenida Nazaré 993, Ipiranga. Fone: 2914-4066)
17h30 – Chegada e acolhida da Cruz e do Ícone no Arsenal da Esperança onde permanecerão durante a noite e madrugada.
(Endereço: Arsenal da Esperança – Rua doutor Almeida Lima 900, Brás. Fone: 2292-0977)

Dia 22/9 (quinta-feira)

7h – Saída da Cruz e do Ícone do Arsenal da Esperança.
8h30 – Chegada e acolhida da Cruz e Ícone na Paróquia de Santana (onde permanecerão até o fim da noite).
(Endereço: rua Voluntários da Pátria 2060, Santana. Fone: 2979-5558)

Dia 23/9 (sexta-feira)

Diocese de Guarulhos. Início da peregrinação pelas demais dioceses do Estado de São Paulo.

Confira as atrações do Boté Fé São Paulo

Da Agência Zenit e da Arquidiocese de São Paulo

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email