Comissão para o Laicato se reúne em São Paulo e juventude se faz presente

Comissão para o Laicato se reúne em São Paulo e juventude se faz presente

Neste final de semana, o Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista, São Paulo-SP, uma das sedes do Movimento dos Focolares acolheu 10ª Reunião dos Dirigentes de Movimentos, Associações e Serviços Leigos. O evento foi promovido pela Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, e pelo Conselho Nacional de Leigos (CNLB), organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em vista do Ano Nacional do Laicato (25/11/2017 – 25/11/2018), que tem como tema: Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino, e lema: Sal da Terra e Luz do Mundo. (Mt 5,13 – 14).

Cerca de 20 Movimentos, Associações e Serviços Leigos enviaram representantes adultos e jovens para o evento, que, pautados no Documento 105 da CNBB: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13-14)”, propuseram ações conjuntas que podem ser feitas para que o Ano do Laicato, de fato, aconteça. E que a cada dia mais o leigo e a leiga possam ser protagonistas de uma sociedade mais justa e fraterna.

Juventude se faz presente

Para Vinicius Raposo, do Movimento Cursilhos de Cristandade (MCC) “o Documento 105 da CNBB nos apresenta os rostos do laicato – no qual a juventude é um destes rostos – e reafirma a opção preferencial pelos jovens. Dentro do Movimento que participo sempre falamos sobre a importância da unidade entre jovens e adultos. Somos chamados a trilharmos sempre as mesmas estradas, segundo o nosso carisma. Esta relação jovens/adultos é benéfica para ambos os lados. Somamos forças para cumprir nossa finalidade. Lembro do Jovem de Nazaré, que ao mesmo tempo foi educado por seus pais – Maria e José -, também foi encontrado no templo ensinando os doutores da lei. Enfim, nós jovens sempre teremos o que aprender dos adultos e também algo para oferecer”.

Fotos: Equipe de Comunicação CNLB

Processos e caminhos…

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a rede entre os movimentos, associações e serviços eclesiais, o Setor Leigos da Comissão Episcopal Pastoral para os Leigos, da CNBB,  busca promover momentos de partilha e comunhão, um instrumento para esse crescimento é essa reunião com os dirigentes de Movimentos, Associações Laicais, Serviços Eclesiais.

Durante a reunião, os participantes retomaram os encaminhamentos assumidos na reunião do ano anterior e  além disso, cada um dos presentes teve a oportunidade de apresentar o processo formativo de seu Movimento, Associação ou Serviço Eclesial e de que forma o Documento 105 está chegando nas bases e em seus trabalhos pastorais.

A Comissão para a Juventude esteve presente através de um membro da Coordenação nacional de Jovens e um da Equipe de Comunicação.

Por Valesca Montenegro, Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email