CNBB

CNBB

CNBBEm 14 de outubro 1952, no Rio de Janeiro, foi fundada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o objetivo de, conforme o Direito Canônico, exercer certas funções pastorais em favor dos fiéis brasileiros. Pertencem à CNBB os bispos diocesanos do Brasil e os que são a eles equiparados pelo direito. Desde 1977, a sede de entidade está localizada em Brasília.

A CNBB é presidida pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e tem como vice-presidente Dom Frei José Belisário da Silva, OFM, arcebispo de São Luís. O secretário-geral é Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo de São Felix.

A entidade é dividida em 17 “Regionais”, que abrangem todo o país: Norte1, Norte 2, Nordeste 1, Nordeste 2, Nordeste 3, Nordeste 4, Nordeste 5, Leste 1, Leste 2, Sul 1, Sul 2, Sul 3, Sul 4, Centro-Oeste, Oeste 1, Oeste 2 e Noroeste.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil também tem 12 comissões temáticas, dedicadas à evangelização em diversos âmbitos, entre as quais está a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

O trabalho da CNBB é feito, a exemplo dos apóstolos de Cristo, para melhorar a evangelização e promover a vida eclesial, atendendo aos desafios contemporâneos. Além disso, a instituição articula as relações entre a Igreja do Brasil e a Santa Sé e se relaciona com outras conferências episcopais, particularmente as da América, e com o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

Por diversas vezes na história do país, a CNBB se colocou ao lado da população brasileira e travou lutas históricas. Por exemplo, ela iniciou o processo de criação da única lei feita por iniciativa popular no Parlamento Brasileiro – a Lei Ficha Limpa –, que busca coibir a candidatura de políticos corruptos.

Merece destaque na história da CNBB o papel de Dom Helder Câmara, principal articulador de sua criação.Seu intuito era estimular o episcopado brasileiro a atuar de forma conjunta e articulada, renovando a relação entre o clero e a população, de forma que  a Igreja promovesse atividades educativas e sociais onde fosse preciso. A luta pela justiça e pela cidadania ganhou dimensão no país com o surgimento da CNBB.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email