Centenas de pessoas acompanham símbolos da JMJ pelas estradas paraguaias

Centenas de pessoas acompanham símbolos da JMJ pelas estradas paraguaias

O dia começou com a vigília na cidade de Santa Rita, ao sul de Ciudad del Este. Ali, mais de 80% dos moradores são brasileiros ou filhos de brasileiros, os chamados brasilguaios. As regiões leste e nordeste do Paraguai e a zona de fronteira com o Brasil são as regiões com maior número de brasileiros. A grande maioria é de produtores rurais que trabalham em sistema de cooperativas ou possuem grandes propriedades e plantam, principalmente, soja, trigo e milho.

este_villarica2Marcelo é filho de produtores rurais e já nasceu no Paraguai. Ele é coordenador de um grupo da Renovação Carismática em Santa Rita e disse que a prosperidade conseguida pelos brasilguaios no campo tem efeitos colaterais. “Muitos casais se separam com poucos meses de casados, por se preocuparem muito com os bens materiais. Nem tudo é dinheiro”, disse. Ele espera que a peregrinação da Cruz e do Ícone possa ajudar os brasilguaios a terem uma fé mais fervorosa como a dos paraguaios.

TradicionalA segunda parada foi em Ciudad del Este, que faz fronteira com Foz do Iguaçu (PR) e é, provavelmente, a cidade mais conhecida entre os brasileiros por seus produtos baratos. Um grupo de jovens com passos marcados e luvas nas mãos preparou os símbolos para uma carreata pelas ruas cheias de lojas de produtos eletrônicos. Com uma missa, a cidade celebrou a passagem pelos símbolos. A diocese é a onde há maior número de seminaristas no país, 150 no total. Segundo o vigário episcopal para a juventude, padre Jorge Martinez, isso é um reflexo da vivência mais tradicionalista, com reforço na vivência sacramental dos fieis.

A passagem pela diocese de Coronel Oviedo foi cheia de pequenas paradas em povoados. Em cada local, de crianças a idosos, todos esperavam em filas, sob um sol de 34o, para poder rezar junto aos símbolos. Na chegada à Villarica, terra de poetas paraguaios como Manuel Guerrero, uma apresentação dos jovens saudou a chegada dos símbolos. O bispo local e referencial para a juventude, dom Ricardo Valenzuela, recebeu e convidou os jovens a se aproximarem da Cruz e de Cristo.

Presídio
Mais de 100 internos do presídio mista de Coronel Oviedo participaram do momento de oração com a Cruz e o Ícone. Ao total, a prisão tem 583 detentos, sendo 28 mulheres e, apenas, 64 com sentenças já definidas. O diretor do presídio, Carlile Benitez, foi coordenador nacional da Pastoral Juvenil do Paraguai de 2006 a 2010. De acordo com ele, a vivência pastoral ajudou a “humanizar” o trabalho com os presos, em especial nos cuidados com a saúde, como a implementação de uma atenção psicológica aos internos.

Isabelino Zala é o responsável pela Pastoral Carcerária do presídio, mas dentro do presídio. Condenado há 12 anos por homicídio e há 4 anos na prisão, atualmente ele procura ajudar os outros presos a buscarem pela oração e vivência dos valores cristãos uma referência para continuar a vida dentro e fora da penitenciária. “A visita ajuda a renovar a vontade de seguir a Deus para não voltarmos aqui”, disse. A missa celebrada em Coronel Oviedo, seguida de um show com cantores locais, foi o fim da peregrinação pela região leste. O destino seguinte foi a região norte do país, penúltima a ser visitada.

este_ciudad_del_este1

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email