Catequeses sobre “Maria: modelo de jovem leigo e leiga” abrem a programação da Romaria da Juventude.

Catequeses sobre “Maria: modelo de jovem leigo e leiga” abrem a programação da Romaria da Juventude.

A Romaria da Juventude 2018 no Santuário Nacional de Aparecida já começou. Jovens de todo Brasil foram acolhidos às 08h nas tendas espalhadas dentro e fora do Santuário e participaram, às 09h, da primeira catequese com os bispos Dom Vilsom Basso, Presidente da Comissão da CNBB para a Juventude, Dom Antônio Emídio Vilar, membro Da CEPJ e responsável por acompanhar os Movimentos e Novas Comunidades, e Dom Nelson Francelino, membro Da CEPJ e responsável por acompanhar as Pastorais Juvenis.

O tema das catequeses para todos foi o mesmo, “Maria: modelo de jovem leigo e leiga”, mas cada Bispo levou a sua mensagem para cada tenda.

Dom Vilsom conversou com a juventude das Congregações sobre as vocações. (Foto: Eduardo Campos)

Na Tenda das Congregações, Dom Vilsom Basso falou sobre as vocações dos jovens, ressaltando a importância de fazer a experiência de Deus. “Encontrar-se com Deus muda tudo”. E completou citando Maria e José, que aceitaram a missão de serem os pais de Jesus e de educar o Filho de Deus.

Dom Vilar falou com os jovens dos Movimentos e Novas Comunidades. (Foto: Eduardo Campos)

Na Tenda Movimentos e Novas Comunidades, Dom Nelson aprofundou-se no Projeto “ide”, onde explicou cada eixo, fazendo menção aos ensinamentos de Dom Bosco, que pedia aos jovens que fossem bons cristãos e honestos cidadãos. “Nós temos que nos formar assim, pois os dois andam juntos. Temos que nos manter bons cristãos e honestos, principalmente agora, diante de tanta corrupção”.

Dom Nelson conversou com a juventude das Pastorais Juvenis durante a Romaria da Juventude 2018. (Foto: Eduardo Campos)

Na Tenda das PJs, Dom Nelson abordou os problemas atuais da juventude, apresentando os cinco eixos do projeto “ide”, onde deixou enfatizado a importância de se ter um pensamento social e de fechar parcerias com o poder público para que se crie políticas públicas neste aspecto.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email