Carlo Acutis será proclamado beato: “ciberapóstolo” da Eucaristia

Carlo Acutis será proclamado beato: “ciberapóstolo” da Eucaristia

O Papa Francisco autorizou a promulgação do decreto que proclama beato o jovem italiano Carlo Acutis. O anúncio foi dado cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Nascido em 3 de maio de 1991, Carlo sempre teve uma relação muito próxima e amor profundo pela Eucaristia, que considerava “rodovia para o céu”. Essa sua devoção ao Santíssimo Sacramento juntou-se com sua aptidão com a internet e quando ele tinha 14 anos, criou um site e exposições virtuais sobre temas de fé e sobre os milagres eucarísticos por todo o mundo. Ele foi apóstolo do amor de Cristo nas redes da internet, um “ciberapóstolo”.

Na Exortação Pós Sinodal “Christus Vivit”, Papa Francisco cita o jovem como um belo exemplo de alguém que usou da criatividade e da comunicação para levar a beleza da fé. “Ele sabia muito bem que estes mecanismos da comunicação, da publicidade e das redes sociais podem ser utilizados para nos tornar sujeitos adormecidos, dependentes do consumo e das novidades que podemos comprar, obcecados pelo tempo livre, fechados na negatividade. Mas ele soube usar as novas técnicas de comunicação para transmitir o Evangelho, para comunicar valores e beleza.” (p. 105)

Para o Papa Francisco, Carlo foi um jovem que não caiu nas armadilhas da internet, como o consumo e formas de atordoamento impostos pelos que detêm o poder, mas deixou brotar os dons que o Senhor lhes deu e colocou-os à disposição deste mundo as capacidades tão pessoais e únicas que Deus semeou. “Na verdade, ‘todos nascem – dizia Carlos – como originais, mas muitos morrem como fotocópias'”, escreveu o pontífice. (p. 106)

Carlo foi diagnosticado com leucemia e decidiu oferecer seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja, falecendo em 12 de outubro de 2006 com apenas 15 anos. Hoje, seus restos mortais estão no Santuário do Despojamento, local onde São Francisco de Assis deixou tudo para seguir o chamado de Jesus, em Assis (Itália). Antes de morrer, o jovem expressou o desejo de ser enterrado neste local.

O milagre 

A graça do milagre atribuído à intercessão do jovem italiano teria ocorrido em Campo Grande (MS), no Brasil. A identidade do miraculado e os detalhes da cura ainda não foram divulgados pelo Vaticano, mas noticia-se que no dia 12 de outubro de 2010, um garoto que sofria o drama do pâncreas anular, que trata-se de uma anomalia congênita rara, foi curado após pedir a intercessão do jovem quando tocou uma relíquia.

(com informações de Vatican News)

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email