[Artigo] JMJ inspiração para a construção da Civilização do Amor

[Artigo] JMJ inspiração para a construção da Civilização do Amor

por Dom Antonio de Assis Ribeiro, SDB.
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.


Eles estão por toda parte com suas bandeiras, uniformes coloridos, gritos de guerras, refrões barulhentos; cumprimentam-se pelas ruas como se já se conhecessem e costumam trocar entre si lembrancinhas que as penduram nas mochilas, camisetas ou bonés; fazem novos amigos superandos as fronteiras de seus países e culturas.

Eles se acomodam como podem aceitando qualquer hospedagem: em famílias, escolas, universidades, centros sociais, praças, parques; outros lotam os hotéis, pousadas, casas de estudantes; dormem em rede, em colchonetes, no chão ou sacos! Enfrentam desafios com alegria e adaptabilidade, calor e frio, sol e chuva; se divertem, cantam, dançam, tocam, mas também fazem vigília, orações e renovam a própria fé.

Estou falando dos milhões de jovens católicos que participam da Jornada Mundial da Juventude. Trata-se do maior evento católico mundial; é um magnífico evento de dimensão planetária, envolvendo jovens de todos os países que, unidos e em comunhão testemunham a mesma fé cristã católica. A unidade da Igreja Católica, proporciona a esses milhões de jovens uma experiência de fantástica convergência afetiva, religiosa e ética que os inspira ao sonho da promoção da Civilização do Amor.

A Jornada Mundial da Juventude deste ano acontecerá de 01-06 de agosto em Lisboa. É uma oportunidade muito significativa que possibilita aos jovens a experiência do encontro fraterno na diversidade de povos, culturas, línguas, mentalidades, cores e etnias, porém, unidos pelos mesmos anseios e sentimentos. Os jovens animados pela fé fazem experiência da amizade, tolerância e alegria de se sentirem irmãos e em comunhão eclesial. Trata-se de uma fortíssima experiência educativa para eles.

A JMJ é também uma profunda experiência de fraternidade juvenil na qual os participantes são exortados a lutarem por um mundo melhor, a serem semeadores de esperança, a lutarem pela promoção da paz onde vivem e assim a se ocuparem “com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvor” (Fl 4,8).

Esse evento acontece a cada três anos, dependendo das circunstâncias mundiais e tem um tema específico para cada jornada.

O tema da JMJ deste ano é de cunho missionário: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39). Os jovens peregrinos são convidados a saírem do comodismo e, como Maria, chamados a tomarem decisão e partir apressadamente indo ao encontro dos mais necessitados. Quem traz Deus consigo não fica acomodado. O mundo juvenil é rico de valores humanos que proporcionam à Igreja e às instituições presentes no mundo, um insistente convite para abertura ao novo, a manutenção da alegria, a alimentação da esperança, a promoção da criatividade e da flexibilidade, a renovação da esperança e do otimismo.

A juventude católica na JMJ tem também a oportunidade de testemunhar, diante de outros jovens e adultos, as suas convicções de fé: o amor à Igreja e à pessoa do Papa, nosso carinho filial para com Maria, o amor à Eucaristia e ao sacramento da Reconciliação! A JMJ é um magnífico evento de evangelização e espírito católico alicerçado na comunhão.

A Arquidiocese de Belém estará presente nesse evento sendo representada por um grupo de jovens. Eles mesmos, testemunhando seu protagonismo estão se organizando e captando os recursos financeiros necessários. O desafio continua, porque o Euro está elevado. Se você quiser ajudar esse jovens a fazerem essa experiência profundamente formativa faça contato conosco. Certamente fará uma boa obra! No meio de tanto pessimismo no mundo juvenil é necessário apoiar boas causas!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email