Arquidiocese de Vitória (ES) realiza Missão Jovem

Arquidiocese de Vitória (ES) realiza Missão Jovem

O Papa Francisco, na Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho, chama a nossa atenção: “A Igreja em saída é a comunidade de discípulos missionários que primeireiam, que se envolvem, que acompanham, que frutificam, festejam e tomam a iniciativa!” (EG 24). Com essa proposta do Mês Extraordinário Missionário, aconteceram nos dias 19 e 20 de outubro as Visitas Missionárias e a Missão Jovem nas paróquias da Arquidiocese de Vitória (ES). A iniciativa, promovida pela Comissão para Juventude e Comissão para Ação Missionária, reuniu mais de 500 missionários, entre leigos, religiosos, seminaristas e padres.

A programação contou com Missa de Envio, Visitas Missionárias nas famílias das paróquias e comunidades, abrangendo áreas urbanas, periferias e zona rural, Adoração ao Santíssimo, Celebrações nas comunidades, Encontro com Crianças, Jovens e Adolescentes, Luau Missionário, Avaliação e Planejamento de apoio aos grupos de jovens.

Com visitas às casas, aos enfermos, ao comércio, missas entre outras atividades, os jovens buscaram testemunhar a alegria do Ser Igreja e, assim, mostrar que é possível construir uma sociedade que viva a verdadeira paz, aquela que brota do coração de Deus e é desejo de todos. Os jovens sofrem com a violência e, com a alegria e esperança que os caracterizam, são chamados a serem protagonistas na construção de uma cultura de paz.

Na passagem pelas casas, os missionários se depararam com diferentes realidades de jovens, crianças, idosos, todos com suas histórias de vida e abertos a alegria do Evangelho, como destaca o missionário Tiago Xavier da Comunidade Água Viva. “São nesses momentos que percebemos que nós não estamos aqui para ensinar, mas sim para aprender juntos com cada história, conversa e risada, pois nós somos reflexo de Deus para essas pessoas e elas são reflexo de Deus para nós”, afirmou.

Para Giovani, representante da Pastoral da Juventude, a Missão Jovem foi “uma experiência incrível, que nunca irei me esquecer, logo pude sentir o verdadeiro ardor de um jovem missionário, de ir ao encontro de nosso irmão e levar a palavra de Deus até ele. Momentos especiais ficaram marcados em minha mente, a exemplo da jovem que se afastou da igreja”.

De acordo com a leiga consagrada, Dóris Almeida, coordenadora da Comissão para o Laicato na Arquidiocese de Vitória, a missão foi uma presença bonita, de testemunho eclesial e social da juventude, uma vez que a experiência estimulou o espírito missionário dos jovens em todas as paróquias da Arquidiocese de Vitória.

Muitas famílias foram alcançadas pelas visitas missionárias, e uma oportunidade também de conhecer a realidade pastoral da Arquidiocese de Vitória. Após este final de semana de missões, os missionários da Arquidiocese se preparam para o DNJ – Dia Nacional da Juventude que irá acontecer no dia 27 de outubro na Catedral Metropolitana de Vitória.

por Rômulo Benha – Departamento Pastoral Comunicação e Juventude
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email