Arquidiocese de Santarém sedia o II Encontro dos Assessores Eclesiásticos e Religiosos da Pastoral Juvenil do Regional Norte II

Arquidiocese de Santarém sedia o II Encontro dos Assessores Eclesiásticos e Religiosos da Pastoral Juvenil do Regional Norte II

Aconteceu na Arquidiocese de Santarém, no Seminário São Pio X, o II Encontro dos Assessores Eclesiásticos e Religiosos da Pastoral Juvenil do Regional Norte II no período de 18 a 20 de Novembro de 2022. O I Encontro foi realizado em 2019 na Arquidiocese de Belém.

O Regional Norte II conta com 14 dioceses e prelazias, nem todas as dioceses possuem um assessor eclesiástico e um Setor Juventude estruturado. Muitas dioceses estão em um processo de mapeamento das expressões juvenis para a constituição do Setor. Ainda é preciso compreender bem a estrutura do Setor Juventude proposta pela CNBB. Em outras dioceses encontramos o Setor consolidado com quase 10 anos de missão como é o caso das Arquidioceses de Belém e Santarém. Em nosso regional precisamos dar atenção aos jovens ribeirinhos, rurais, indígenas e os que se encontram nas cidades.

Vencemos as distâncias e a dificuldade de comunicação entre as dioceses e iniciamos em 2019 esse processo de comunhão, partilha e formação entre os assessores da Pastoral Juvenil. Temos padres e religiosas na assessoria. Nos anos de 2020 a 2022 fizemos um bonito caminho “virtual” por meio de encontros semestrais, o que consolidou nossa comunhão.

Participaram desse II Encontro: Dom Antônio de Assis, Bispo Referencial para a Pastoral Juvenil do Regional II, Pe. Maurício Henrique, Assessor do Regional Norte II, assessores das dioceses/prelazias de Belém, Santarém, Óbidos, Marabá, Altamira, Cametá, Tucumã, Abaetetuba, jovens líderes das dioceses e representantes da PJ.

Foi um encontro para partilharmos a caminhada da Pastoral Juvenil em cada Diocese de modo a nos ajudarmos nesse serviço da Igreja dando pistas de ação para o trabalho pastoral. Retiros formativos, missões, romarias, cursos de liderança para os jovens, celebração do mês mariano, encontrão das juventudes da PJ, DNJ diocesano e missionário, acampamento, foram algumas atividades partilhadas pelos assessores. A Pastoral juvenil tem muitas dimensões, deve ser sensível à totalidade da vida dos jovens. Evangelizamos também através do esporte, lazer, cultura, música… É necessário dar atenção à situação existencial dos jovens, muitas vezes, há graves problemas.

É preciso que a dinâmica da pastoral juvenil cuide de processos e não se perca na diversidade de atividades. Para isso é preciso dar atenção ao crescimento dos jovens. O amadurecimento deve ser pleno, em todas as dimensões. Precisamos formar homens e mulheres maduros na fé.

Dentro da programação, estudamos o documento-Livro Grupo Jovem Paroquial e o Documento de Santarém. Articulamos a I Romaria Regional da Pastoral Juvenil. Esperamos ser uma experiência para aproximar os jovens do regional, um evento amplo da juventude do regional promovendo a comunhão entre as expressões juvenis e fortalecendo a cultura missionária nos jovens, uma experiência de confraternização regional. A cada três anos sendo precedido por um evento formativo na diocese. Faremos um processo de preparação – Paroquia/Diocesano/Regional. A I Romaria ficou agendada para julho/2026 em Belém.

Assim como, apresentamos o Plano Pastoral da Pastoral Juvenil da CNBB e elencamos algumas prioridades pastorais para nossas dioceses e regional: Formação, Estrutura de Acompanhamento, Compreender o Setor Juventude, Formação de lideranças da Pastoral Juvenil, atenção à dignidade da pessoa humana.

Projeto Pastoral Juvenil Indígena

Sabendo que a Pastoral Juvenil abrange todos os jovens, é necessário dedicar-se à articulação da juventude indígena católica. Para isso precisaremos visitar algumas aldeias e fazer contato com esses jovens, ouvir lideranças em vista da articulação dos jovens, ouvir os jovens indígenas, articular respostas aos desafios existenciais e pastorais, articular as etnias, identificar jovens com potencial de liderança sócio pastoral, articular processos de formação das lideranças indígenas juvenis para então realizar a Assembleia juvenil indígena em 2024. Esse trabalho deseja potencializar as lideranças juvenis indígenas e fortalecer a fé dos mesmos integrando-os na dinâmica da pastoral juvenil. Os assessores saíram do encontro com esse compromisso.

Estruturamos nossa Agenda Regional para 2023 com o I Encontro Regional dos Jovens do Setor Juventude e o III Encontro dos Assessores. Foram três dias de convivência fraterna acompanhada de orações e reflexões sobre a Pastoral Juvenil em nosso Regional.

Compromissos assumidos no II Encontro dos Assessores:
● Aprofundar o tema do “associacionismo juvenil” e relançar os grupos de jovens;
● Estudar, divulgar e encarnar na realidade diocesana o Plano Nacional da Pastoral juvenil;
● Capacitar líderes jovens e novos assessores para a pastoral juvenil;
● Organizar ou reforçar o setor juventude nas dioceses e prelazias;
● Investir na auto sustentabilidade do setor juventude;
● Promover, na semana da JMJ 2023, alguma atividade para os jovens em sinal de sintonia com a Igreja;
● Planejar o caminho trienal: Ano 2023: 50 anos da Pastoral da Juventude; aprofundar a dimensão vocacional da pastoral juvenil; realizar o I Encontro Regional de Jovens Líderes; Ano 2024: trabalhar a missionariedade nas paróquias; Ano 2025: realizar a Jornada Juvenil Missionária Diocesana; Ano 2026: I Romaria da Juventude do Regional Norte II – Belém, 6-12 de Julho;
● Iniciar o processo de organização da pastoral juvenil indígena;
● I Encontro dos Jovens Lideres do Setor Juventude – 5, 6 e 7 de Maio – Altamira (três jovens de cada Setor);
● III Encontro dos Assessores – Marabá – 29, 30 Setembro e 01 de Outubro.

por Pe. Maurício Henrique – Assessor Regional Norte II e Ana Catarina – Coordenadora Setor Juventude Belém

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email