AJS Nordeste investe em formação de lideranças juvenis em encontros virtuais

AJS Nordeste investe em formação de lideranças juvenis em encontros virtuais

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS Nordeste) da Inspetoria São Luiz Gonzaga promoveu, no mês de julho, capacitações voltadas para coordenadores, assessores e jovens que atuam nos conselhos locais da articulação regional. Os encontros foram divididos em duas partes e tiveram como base de estudo os Princípios Norteadores da AJS, documento que rege o movimento salesiano do Brasil. As formações aconteceram nos dias 10 e 24 de julho mês através do Google Meet.

No primeiro encontro, os participantes puderam entender como funciona a estrutura de organização da AJS com falas da representante da Inspetoria Salesiana do Nordeste no Conselho Nacional, Kassandra Barbosa, e de representantes da comissão da AJS Nordeste. Na ocasião, os jovens puderam interagir por meio de perguntas relacionadas ao tema.

“O encontro foi muito importante para a gente poder conhecer esses jovens que estão nas casas, não só as pessoas que são coordenadores, mas também os possíveis líderes. Acredito que além de aproximar cada um ainda mais do carisma salesiano, eles também precisam saber que são capazes e que podem contribuir muito futuramente com uma coordenação ou assessoria na AJS local”, afirmou a representante da Inspetoria Salesiana do Nordeste no Conselho Nacional, Kassandra Barbosa.

Já no segundo encontro foi a vez de entender a função de cada membro do conselho inspetorial e local da AJS, tendo como base as instruções dos Princípios Norteadores. Além da formação, alguns jovens que são lideranças nas casas salesianas do Nordeste compartilharam experiências de como é trabalhar diariamente com a juventude. A troca de informações fez com que o encontro fosse conduzido de forma leve e dinâmica.

“A iniciativa da inspetoria foi muito certeira. Ainda mais em meio a fragilidade estrutural da maioria das casas durante o período de pandemia. Torço para que esses encontros tenham sido uma faísca, para que os jovens que se fizeram presentes sejam referências em sua casa”, pontuou a jovem da AJS Caetés Ariane Brito.

Marcaram presença no encontro representantes das casas de Areia Branca-RN, Maceió-AL, Gramoré-RN, Lajedo-PE, Caetés-PE, Juazeiro do Norte-CE, Serra do Mel-RN, Instituto Maria Auxiliadora (IMA)-RN, Carpina-PE, Matriz de Camaragibe-AL, Jaboatão dos Guararapes-PE, Recife (Sagrado Coração)-PE e João Pessoa-PB.

Nessas duas noites de formação, conseguimos rever todos os cinco capítulos dos “Princípios Norteadores da AJS”. Num primeiro momento, Geraldino, Kassandra e o Padre Pessinatti nos ajudaram a refletir sobre nossa identidade e espiritualidade. Depois, jovens coordenadores e assessores de ontem e de hoje, de várias casas de nossa Inspetoria, partilharam suas experiências à frente dos grupos e conselhos, suas conquistas, alegrias e desafios, contribuindo com seus testemunhos para a formação das novas lideranças de nossa juventude”, afirmou o coordenador da AJS Nordeste, padre Daniel Brandão.

“Com as comunicações das casas, cresce em nós a esperança diante das atividades que aos poucos são retomadas, dos grupos que foram criados em algumas presenças e da volta de vários jovens que haviam se afastado neste tempo de pandemia. Que este contato com as nossas fontes seja o impulso necessário para seguirmos nossas atividades com ainda maior empenho no segundo semestre”, concluiu o sacerdote.

Ações que têm o objetivo de promover atividades de lideranças voltadas para jovens da AJS Nordeste estão sendo as prioridades da coordenação da articulação no ano de 2021. No primeiro semestre, por exemplo, o coordenador da AJS Nordeste, padre Daniel Brandão, realizou reuniões virtuais com os conselhos locais para entender como funciona e quais são as dificuldades que cada casa vem enfrentando no trabalho juvenil salesiano. Em tempos de pandemia e de isolamento social, zelar pelo trabalho juvenil e missão salesiana são missões da AJS Nordeste na fina escola de São João Bosco e de Madre Mazzarello.

Por Equipe de Comunicação da AJS Nordeste.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email