Águas Belas (PE) acolhe Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

Águas Belas (PE) acolhe Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

DSC05694

Na ocasião da entrega da Cruz em 1984, o então Papa João Paulo II, pediu que os jovens levassem a Cruz por todo o mundo como sinal da redenção e salvação em Jesus Cristo. Em 2003 o mesmo Papa entregou aos jovens o Ícone de Nossa Senhora, para que fosse o sinal materno da Virgem Maria no meio dos seus filhos. E foram esses mesmos Símbolos que estiveram na cidade de Águas Belas.

A expectativa era tamanha. O céu nublado, logo depois o sol intenso, não atrapalhou os fiéis que ficaram mais de três horas, cantando e dançando músicas religiosas, aguardando a chegada dos Símbolos Sagrados que vinham da Diocese de Palmeira dos Índios em Alagoas. Quando o Pe. José Evandro e a coordenação anunciou que “A Cruz Peregrina e o Ícone da Virgem Maria já estão em Águas Belas!”, foi grande a alegria de todo o povo que ali se reunia.

Muitos peregrinos se fizeram presentes nesse grande evento de fé. O Bispo Dom Fernando Guimarães chegou desde à tarde do sábado dia 21. No domingo, o Pe. José Luiz, que foi Pároco de Águas Belas por 10 anos, também esteve presente e juntamente com o Pe. Francisco, que acabara de chegar do Rio de Janeiro para celebrar a sua primeira Missa em Águas Belas, e os Padres Marcos Antônio (Paróquia de Iatí-PE) e Antônio Carlos (Itaíba-PE) também participaram desse evento histórico para Águas Belas. Peregrinos da Zona Rural, cidades vizinhas, fiéis da Diocese de Palmeira dos Índios, todos vieram fazer acontecer essa grande Festa da Fé no Município e na Paróquia de Águas Belas.

Durante a caminhada até a Igreja Matriz o povo aclamava os Símbolos Sagrados, a Cruz Peregrina e o ícone da Virgem Maria eram tocados devotamente pelas pessoas. Chapéus, chaves, fotos… vários foram os objetos tocados nos Símbolos como sinal de oração e gratidão a Deus por aquele momento e pedidos de bênção por todas as famílias.

Durante a Missa na frente da Igreja Matriz, o Bispo Dom Fernando Guimarães, relembrou o dia em que o então Papa João Paulo II abençoou a Cruz Peregrina e a confiou aos jovens para que ela fosse levada pelo mundo inteiro. E isso aconteceu desde 1984 a Cruz Peregrina já percorreu os cinco continentes, levando a alegria de Jesus Cristo para todos.

Ao fim da Celebração o Bispo apresentou a Cruz Diocesana da Juventude, doada pelos jovens da Paróquia de Águas Belas, renovou a consagração dos jovens ao Sagrado Coração de Jesus feita pelo Papa Bento XVI na última JMJ em Madrid na Espanha e inaugurou a placa comemorativa pela passagem da Cruz e do Ícone pela Paróquia de Águas Belas fixada na Igreja Matriz.

O povo seguiu a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora até o fim. Na despedida, muitos acompanharam o momento em que os Símbolos foram colocados no carro e seguiram em carreata até a cidade de Garanhuns-PE onde muitos eram os jovens que aguardavam ansiosamente pela sua chegada. Ficará sempre a lembrança história desse momento e o grito cantado dos jovens “No peito eu levo uma Cruz, no meu coração o que disse Jesus”.

Texto e foto por Jadson Bezerra, articulador da Juventude Missionária em Pernambuco

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email