Acolhida dos símbolos da JMJ inicia Missão Jovem em Formosa (GO)

Acolhida dos símbolos da JMJ inicia Missão Jovem em Formosa (GO)

Formosa1

Em virtude da JMJ Rio 2013, das atividades propostas para a acolhida dos símbolos da JMJ nas dioceses, e para um melhor aproveitamento local deste momento que vive a Igreja no país, o bispo diocesano, Dom Paulo Roberto Beloto, convocou a diocese para uma Missão Jovem, tendo como marco inicial a Acolhida dos Símbolos da JMJ, e a intitulou como Missão Jovem Bote Fé. Composta pelo Bispo, pelo Setor Juventude e outras lideranças, a equipe diocesana se reuniu de julho a dezembro de 2011, para planejamento e preparação da Missão Jovem. De fevereiro a março deste ano percorreu todas as paróquias da diocese, com encontros de oração, partilha e comunhão, formando as equipes paroquiais que irão realizar a missão em suas paróquias e comunidades, mas, sobretudo os motivando para uma intensa participação diocesana na acolhida dos símbolos da JMJ em Formosa.

As atividades do Bote Fé Formosa começaram no sábado com a recepção e hospedagem das caravanas, a equipe diocesana hospedou mais 1.300 jovens que vieram das mais diversas cidades da diocese. A noite foi de expectativa e preparação para a chegada dos Símbolos da JMJ, que já estavam sendo entregues à comitiva de Formosa em Luziânia. A primeira atração a subir no palco do Bote Fé Formosa foi a Banda Alis, que animou a juventude e os convidou a abrir o coração para a graça que estavam começando a viver neste dia. Logo nas primeiras horas da manhã do domingo, a multidão já estava concentrada na entrada da cidade, louvando e se preparando para a chegada dos Símbolos. Quando se ouviu uma voz forte vinda do Trio “Lá vem eles, estão chegando”, um clima de celebração tomou conta de todos, que começaram a passeata rumo a Praça da Catedral. Agora quem conduzia o povo pela avenida, eram a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora. No fim da passeata, a praça estava tomada pelo grande número de fiéis que se ajuntou neste momento, e ao som das muitas vozes que entoavam “no peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”, receberam os Símbolos da JMJ. O padre Joaquim Regis, reitor do Seminário Diocesano, conduziu uma meditação sobre a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Neste momento se intensificou o clima de oração e contrição naquele lugar, aqueles que tocaram a cruz, agora eram tocados pelo Cristo da Cruz.

Formosa2Missão Jovem
Às 16 horas com a Praça lotada iniciou-se o momento ápice do Bote Fé Formosa, a abertura da Missão Jovem com a Solene Celebração Eucarística de Acolhida dos símbolos da JMJ. No fim da celebração Dom Paulo abençoou e presenteou toda a juventude diocesana com dois símbolos de fé, que irão percorrer todas as cidades e paróquias da diocese em preparação a JMJ Rio 2013, a Cruz Diocesana e o quadro com a Imagem da Imaculada Conceição, padroeira da diocese.  A noite ainda aconteceu um grande show, desta vez quem subiu ao palco foi o Padre Cleidimar Moreira, que conduziu de maneira emocionante este momento especial para as famílias.

Na manhã do dia 4 de junho, quase 2 mil estudantes se reuniram na Praça da Prefeitura para rezarem a Via Sacra rumo a Praça da Catedral. Seguindo e carregando a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora pelas ruas da cidade, os estudantes, professores e demais presentes, contemplaram as chagas de Jesus que ainda sangram em cada jovem que sofre. Neste momento, que se encerrou com um super show para os estudantes, a Igreja teve a oportunidade de mostrar o seu rosto jovem para a cidade de Formosa. À tarde, os símbolos da JMJ saíram para uma carreata entre as paróquias da cidade. Ruas enfeitadas, pinturas com a logomarca da JMJ Rio 2013, altares nas calçadas marcaram todo o trajeto. Foi um belo testemunho público de fé. A noite foi celebrada a Missa de Encerramento com a presença de Dom Messias, bispo de Uruaçu, e alguns jovens de sua diocese que vieram receber os Símbolos da JMJ. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora partiram continuando a sua peregrinação pelo Brasil, mas de forma especial, na Diocese de Formosa eles deixaram a força para este tempo de Missão Jovem e a esperança de verem jovens novos, para um Brasil novo.

Por Herick Viana Martins, do Setor Juventude diocesano

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email