A evangelização do Caminho Neocatecumenal no Pará e a Jornada Mundial da Juventude

A evangelização do Caminho Neocatecumenal no Pará e a Jornada Mundial da Juventude

jmj_madrid_caminhoneocatecumenal

A participação da juventude é fundamental para o Caminho Neocatecumenal. Atualmente, o Papa Bento XVI convocou os jovens a se prepararem para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013. No Pará, cerca de 1.300 jovens se preparam, por meio desse movimento.

Para o coordenador da Regional de Belém, Mauro José Ferreira, fazer parte do Neocatecumenato é conhecer o amor de Deus. “É a redescoberta do amor de Deus na minha vida. Deus, através do Caminho Neocatecumenal, foi me fazendo experimentar, não só a nível intelectual, mas conhecer o amor de Deus, pois estar aqui como missionário é agradecer tudo o que Ele fez em minha vida, como meu matrimônio e meus filhos”, ressalta Mauro, que é de Curitiba e está em missão na capital paraense há três anos, junto com a esposa e os oito filhos.

Recentemente, em resposta ao convite do Papa para uma nova evangelização, muitas famílias do Caminho se ofereceram para ajudar na missão da Igreja. Essas famílias doam suas vidas para viverem em regiões secularizadas e descristianizadas do mundo inteiro, preparando o surgimento de novas paróquias missionárias.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada dois ou três anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

A próxima será ano que vem, no Rio de Janeiro e os jovens do caminho Neocatecumenal já estão se preparando. O objetivo é que cerca de 500 jovens participem da jornada. Antes do encontro acontecer no Rio de Janeiro, jovens neocatecumenatos de outros países vão a Belém para um encontro. Durante a Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madrid, 190 jovens paraenses puderam acompanhar o evento.

Caminho Neocatecumenal

Este movimento é uma modalidade de iniciação cristã que tem por objetivo evangelizar e reviver o sacramento do batismo. Qualquer pessoa que já recebeu, ou não, o sacramento do batismo, pode participar do Caminho. Para os que já receberam, a evangelização irá reviver o batismo e, para os que nunca foram batizados, uma preparação será realizada para que aconteça o sacramento.

No Pará, o Caminho Neocatecumenal está presente há 31 anos e 2.500 pessoas, em 88 comunidades, estão envolvidas nessa missão. No estado, três equipes são responsáveis por evangelizar nas comunidades. Uma equipe serve em Belém, Ananindeua e Castanhal, a outra na região nordeste do Pará e, por fim, o terceiro grupo evangeliza na Ilha do Marajó.

Os encontros caminham alicerçados num tripé em etapas diferentes. Primeiro, a catequese inicial, que apresenta os serviços da paróquia às pessoas, depois a celebração eucarística, que acontece aos sábados e, a terceira etapa é o encontro de comunidade em convivência, que ocorre uma vez ao mês.

Por Edenice Pereira

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email