Tem início a 60ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida

Tem início a 60ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida

Nesta quarta-feira, 19 de abril, tem início a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como o tema central a avaliação global da caminhada da CNBB. Neste ano a expectativa é de receber cerca de 483 bispos, destes 326 ativos e 157 eméritos.

Durante todos os dias de Assembleia, o episcopado tem uma rotina com diversas atividades, entre reuniões, votações, orações e retiros. Esta edição também tem mais um ponto importante, ela é eletiva, pois os bispos participam da votação para eleger a nova presidência da CNBB que atuará pelo próximo quadriênio. Entre eles: quatro membros para compor a presidência; 12 para compor a presidência de cada uma de suas comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.

60ª Assembleia Geral da CNBB

Da programação constam ainda outros 15 temas diversos (Acordo Brasil Santa Sé, Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Campanha da Fraternidade, Conselho Episcopal Latino Americano, Charis, Comissão Comunhão e Partilha, Comissão Episcopal para a Amazônia, Fundo Nacional de Solidariedade e Jubileu 2025, pesquisa “Saúde Integral do Clero”, Sínodo 2023-2024, visita do bispo auxiliar da diocese de Maiduguri (Nigéria), dom John Bogna Bakeni, região que sofre perseguição (ACN – Ajuda à Igreja que Sofre) e 15º Intereclesial das CEBs.

Estão previstas as seguintes comunicações durante a 60ª AG CNBB dos bispos eméritos, informe do Observatório da Comunicação religiosa no Brasil e do núcleo de estudos em comunicação e teologia, dos Organismos do Povo de Deus, da Ação Missionária Nacional, em Manaus, sobre o Sínodo dos Bispos e o XVIII Congresso Eucarístico Nacional. A Assembleia emitirá ainda três mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos e ao povo brasileiro.

Como acompanhar?

No portal da CNBB e nas redes sociais (Facebook e Youtube) será possível acompanhar a cobertura dos principais temas abordados nas sessões. Serão divulgados também diariamente o boletim Igreja no Brasil especial 60ª AG CNBB e um clipping diário de notícias. Já as coletivas de imprensa poderão ser acompanhadas, ao vivo, pelo portal A12 e redes sociais da CNBB, sempre às 15h. E as celebrações que acontecerão às 18h30, pela TV Aparecida, TVs de inspiração católica e redes sociais da CNBB.

Nas redes sociais, a interação fica por conta da hashtag #60AGCNBB

Dom Nelson a direita, juntamente com bispos do Regional Leste 1, na abertura da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

04 anos de Presidência da CEPJ

Dom Nelson Francelino, durante a reunião anual da Pastoral Juvenil do Brasil (17 e 19 de Março na cidade de São Paulo),  fez um balanço dos desafios e graças experimentados ao longo dos 4 anos em que esteve à frente da Comissão Episcopal para a Juventude CNBB:

“Como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a juventude da CNBB, venho expressar a minha Gratidão ao empenho desses jovens da Coordenação nacional, agradecer a nossa eficiente equipe de Comunicação (Jovens Conectados) e a equipe de subsídios; expressar também a gratidão e apreço aos dois assessores, a Irmã Valéria e ao Padre Toninho; gratidão aos irmãos e companheiros, dom Antônio e dom Amiltom pela parceria e caminhada sinodal da Comissão, bem como expressar a comunhão e cooperação dos Bispos e Padres que acompanham a juventude nos devidos regionais. Encerramos esse ciclo de serviço com a consciência do dever cumprido, convicto de que não faltaram empenhos de nenhum membro para estar “ao lado” da juventude nesses tempos difíceis que marcaram esses 04 anos, quando fomos atropelados pela Pandemia do Corona Vírus que alargaram ainda mais as dificuldades, deixando consequências acentuadas para os próximos anos. Tal situação nos desafiou, suspendendo tantos projetos. Porém, guiados pela criatividade juvenil do nosso Jovem mais maduro, o Amigo Francisco, conseguimos nos fazer presente nos momentos críticos, através do bom manuseio de nossas lideranças juvenis nas redes sociais. Enfim, GRATIDÃO DIZ TUDO…”, concluiu Dom Nelson.

Uma nova comissão será eleita durante a 60° Assembleia Geral da CNBB de 19 a 28 de abril em Aparecida/SP.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email