7 formas simples e concretas de viver bem este Dia Mundial dos Avós e dos idosos

7 formas simples e concretas de viver bem este Dia Mundial dos Avós e dos idosos

Neste domingo, dia 24, a Igreja celebra o Dia Mundial dos Avós e dos idosos.

Essa comemoração, instituída pelo Francisco para celebrar os avós e idosos no mês em que a Igreja faz memória de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e avôs de Jesus, tem o sentido de expressar a atenção, o respeito e o cuidado com aqueles que nos apresentam um caminho de vida cheio de sabedoria. 

Desde o ano passado, 2021, por decisão do Papa Francisco, é celebrado no último domingo de julho, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Juntos com o perfil da JMJ Lisboa, indicamos 7 formas simples e concretas de viver bem este Dia dos Avós e dos Idosos:

  1. Visite os seus avós
    • Vai fazer diferença na vida deles e na sua!
  2. Reze pelos seus avós que já partiram
    • Peça a intercessão de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e avôs de Jesus.
  3. Se divirtam juntos
    • O trabalho manual estimula a criatividade, o foco e os movimentos como exemplo: artesanato, pintura, massa de modelar, caça-palavras, etc.
  4. Honre os seus avós
    • Descubra mais sobre a vida deles, coloque uma foto deles no teu quarto, pense e fale deles com frequência.
  5. Aprenda algo novo com eles
    • Quando um idoso cria algo novo ele(a) pode descobrir um outro talento, um hobby, algo que aumenta sua autoestima e a esperança de explorar novos projetos e caminhos. Um exemple? Jardinagem, fotografias antigas, jogo de tabuleiro, uma receita, etc.
  6. Junte um grupo de amigos
    • E combinem um dia para fazer uma visita a um asilo/ residência de idosos.
  7. Leia a Mensagem do Papa Francisco
    • Eis o expresso desejo do Papa para celebrar esse dia: “o Dia Mundial dos Avós e Idosos é uma oportunidade para dizer mais uma vez, com alegria, que a Igreja quer fazer festa juntamente com aqueles que o Senhor – como diz a Bíblia – ‘saciou com longos dias’ (Sl 91,16). Celebremo-la juntos!”

“Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15)

Em sua mensagem para o II Dia Mundial dos Avós e Idosos, o Papa Francisco os exorta “a ser mestres de um modo de viver pacífico e atento aos mais frágeis”, guardando o mundo e olhando a velhice como um tempo de oração para converter os corações. Convida as paróquias e as comunidades a realizarem uma obra de misericórdia visitando os idosos sozinhos.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude convida as expressões juvenis, as paróquias, as dioceses, as realidades associativas e comunidades eclesiais do mundo inteiro a encontrarem as modalidades para celebrarem essa Jornada, cada qual no seu contexto pastoral.

| CONFIRA AQUI, a mensagem do Papa Francisco na ÍNTEGRA.

 

da redação, Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email