60ª Assembleia Geral da CNBB: bispos elegem os membros da Presidência para o próximo quadriênio

60ª Assembleia Geral da CNBB: bispos elegem os membros da Presidência para o próximo quadriênio

Podem participar do processo eletivo os bispos que estão na ativa, atuando como titular, coadjutor ou auxiliar em dioceses e arquidioceses do Brasil.

Nos dias 24 e 25 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), foram eleitos os membros da presidência que desempenharão seus mandatos à frente da entidade de 2023 a 2027.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e atual primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, foi eleito presidente na manhã da segunda-feira, 24. Dom Jaime foi eleito em terceiro escrutínio, o qual pede maioria simples dos votos. O anúncio foi feito no início da sessão reservada, no auditório Noé Sotillo, no período da tarde. Dom Jaime será o 14º presidente da Conferência.

Bispos eleitos para a presidência da CNBB no quadriênio 2023 a 2027: Dom Jaime, Dom João Justino, Dom Paulo Jackson e Dom Ricardo (Créditos: Ascom CNBB)

Perguntado pelo atual presidente, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se aceita a função a ele confiada pelo episcopado brasileiro, conforme prevê o Estatuto, dom Jaime respondeu:

“Com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração, sim!”.

Pela segunda vez, a Assembleia elege dois vice-presidentes, conforme a alteração aprovada no estatuto. Para primeiro vice-presidente, foi eleito o arcebispo de Goiânia (GO) e atual presidente da Comissão Episcopal para Educação e Cultura, Dom João Justino de Medeiros Silva. A segunda vice-presidência será ocupada pelo bispo de Garanhuns (PE) e atual presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.

Seguindo o protocolo de serem interrogados pelo presidente se aceitam a função confiada pela Assembleia, dom João Justino respondeu agradecendo a confiança dos irmãos bispos, contando com seu apoio e oração. Dom Paulo Jackson destacou a representatividade da região nordeste na presidência.

“Por amor a Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador, como serviço à Igreja, profundamente agradecido a todos os irmãos e também para garantir a presidência da região Nordeste a todos os irmãos, eu aceito!”

O secretário-geral, que desempenha a função executiva dos trabalhos da presidência, foi o quarto eleito na Assembleia, na manhã desta terça-feira, 25. O eleito é o bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers. Dom Ricardo também faz parte da Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021-2024.

Para conferir a biografia e trajetória eclesial dos membros da Presidência, acesse cnbb.org.br.

por Redação Jovens Conectados com informações da Ascom CNBB

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email