4 conselhos de São João Paulo II para as juventudes

4 conselhos de São João Paulo II para as juventudes

No dia 22 de outubro, celebramos São João Paulo II – a data simboliza o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978.

O amor de São João Paulo II pelos jovens foi uma grande parte de seu legado enquanto pontífice. Por diversas vezes, o “papa pop” se dirigiu diretamente aos jovens, toda uma geração foi influenciada pelos pensamentos e pela vida de São João Paulo II – seu grande encanto e dedicação sempre foram os jovens, a quem ele chamaria de “minha alegria e minha coroa”.

Créditos: Vatican News

Recordamos aqui alguns trechos de sua fala na vigília na esplanada de Tor Vergata, no Jubileu do Ano 2000.

1 – Jesus e o Evangelho
“Também hoje, caríssimos amigos, crer em Jesus, seguir Jesus pelas pegadas de Pedro, de Tomé, dos primeiros apóstolos e testemunhas, implica uma tomada de posição a favor d’Ele e, não raro, quase um novo martírio: o martírio de quem, hoje como ontem, é chamado a ir contra a corrente para seguir o divino Mestre”.

2 – “Sentinelas da manhã”
“Queridos amigos, vejo em vós as “sentinelas da manhã” (cf. Is 21, 11-12), nesta alvorada do terceiro milênio. No decurso do século que morre, jovens como vós eram convocados em reuniões oceânicas para aprenderem a odiar, eram mandados combater uns contra os outros. Os diversos messianismos secularizados, que pretenderam substituir a esperança cristã, revelaram-se depois autênticos infernos”.

3 – Defender a vida
“Hoje encontrais-vos reunidos aqui para afirmar que, no novo século, não vos prestareis a ser instrumentos de violência e de destruição; defendereis a paz, à custa da própria vida se for necessário. Não vos conformareis com um mundo onde outros seres humanos morrem de fome, continuam analfabetos, não têm trabalho. Vós defendereis a vida em todas as etapas da sua evolução terrena, esforçar-vos-eis com todas as vossas forças por tornar esta terra cada vez mais habitável para todos”.

4 – Imitar Maria
“Queridos jovens do século que começa, dizendo “sim” a Cristo, dizeis “sim” a cada um dos vossos mais nobres ideais. Eu peço a Cristo que reine nos vossos corações e na humanidade do novo século e milênio. Não tenhais medo de vos entregar a Ele: guiar-vos-á e dar-vos-á força para O seguirdes cada dia em todas as situações”.

Com informações de Vatican News.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email