3º Ano Vocacional é pauta na Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude

3º Ano Vocacional é pauta na Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude

Mais de 170 lideranças da Pastoral da Juventude (PJ) das arqui/dioceses e regionais do Brasil estão reunidas desde o domingo, 08 de janeiro, em Joinville, no estado de Santa Catarina, para participar da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ). O encontro segue até o dia 15, com o tema: “PJ: 50 anos de resistência e missão, com o grupo de jovens fazendo florescer vida nesse chão!” e o lema bíblico: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a Boa Notícia aos pobres e para proclamar um ano da graça do Senhor” (cf. Lc 4, 18-19).

E o 3º Ano Vocacional do Brasil também foi pauta na Ampliada. Durante a mesa de abertura do encontro, na noite do domingo, 08 de janeiro, a Irmã Maristela Ganassini, da congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, assessora executiva do Setor Juventudes e Vocações da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Nacional e assessora externa da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ressaltou a importância da PJ em seus 50 anos de história para a vida e missão dos grupos de jovens, bem como a vivência do Ano Vocacional.

“É, justamente, esse o convite: caminhar ao lado, estar com, comungar e participar da vida, das angustias, das alegrias e dos desafios de nossos jovens. É inspiração para este ano o texto bíblico dos Discípulos de Emaús, quando Jesus começa a caminhar com eles, ao seu lado, não está à frente nem atrás, está ao lado. Jovens queridos, este é o nosso desejo. Que possamos seguir com nosso coração ardente e colocando nossos pés a caminho”, disse Irmã Maristela, que presenteou a coordenação nacional da PJ com uma vela celebrativa do Ano Vocacional.

Também participaram da mesa de abertura da ANPJ, dom Amilton Manoel da Silva, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ); dom Francisco Bach, bispo diocesano de Joinville; Michelle Gonçalves, que é a secretária nacional da Pastoral da Juventude; Gabriel Souza, da coordenação da PJ no Regional Sul 4; Hemilly Claudino, coordenadora diocesana da PJ em Joinville; padre Gélio Silva do Nascimento, que é coordenador de Pastoral da Diocese; e Heloísa Beatriz Köpp, do Setor Juventude da Diocese. O encontro segue até o dia 15 com a metodologia do ver, iluminar, agir e celebrar os 50 anos da Pastoral da Juventude.

por Felipe Padilha, Diocese de Caxias do Sul (RS)

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email