3º Ano Vocacional é pauta na Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude

3º Ano Vocacional é pauta na Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude

Mais de 170 lideranças da Pastoral da Juventude (PJ) das arqui/dioceses e regionais do Brasil estão reunidas desde o domingo, 08 de janeiro, em Joinville, no estado de Santa Catarina, para participar da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ). O encontro segue até o dia 15, com o tema: “PJ: 50 anos de resistência e missão, com o grupo de jovens fazendo florescer vida nesse chão!” e o lema bíblico: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a Boa Notícia aos pobres e para proclamar um ano da graça do Senhor” (cf. Lc 4, 18-19).

E o 3º Ano Vocacional do Brasil também foi pauta na Ampliada. Durante a mesa de abertura do encontro, na noite do domingo, 08 de janeiro, a Irmã Maristela Ganassini, da congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, assessora executiva do Setor Juventudes e Vocações da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Nacional e assessora externa da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ressaltou a importância da PJ em seus 50 anos de história para a vida e missão dos grupos de jovens, bem como a vivência do Ano Vocacional.

“É, justamente, esse o convite: caminhar ao lado, estar com, comungar e participar da vida, das angustias, das alegrias e dos desafios de nossos jovens. É inspiração para este ano o texto bíblico dos Discípulos de Emaús, quando Jesus começa a caminhar com eles, ao seu lado, não está à frente nem atrás, está ao lado. Jovens queridos, este é o nosso desejo. Que possamos seguir com nosso coração ardente e colocando nossos pés a caminho”, disse Irmã Maristela, que presenteou a coordenação nacional da PJ com uma vela celebrativa do Ano Vocacional.

Também participaram da mesa de abertura da ANPJ, dom Amilton Manoel da Silva, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ); dom Francisco Bach, bispo diocesano de Joinville; Michelle Gonçalves, que é a secretária nacional da Pastoral da Juventude; Gabriel Souza, da coordenação da PJ no Regional Sul 4; Hemilly Claudino, coordenadora diocesana da PJ em Joinville; padre Gélio Silva do Nascimento, que é coordenador de Pastoral da Diocese; e Heloísa Beatriz Köpp, do Setor Juventude da Diocese. O encontro segue até o dia 15 com a metodologia do ver, iluminar, agir e celebrar os 50 anos da Pastoral da Juventude.

por Felipe Padilha, Diocese de Caxias do Sul (RS)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email