A complexa, porém prazerosa, tarefa de ser um vestibulando!

A complexa, porém prazerosa, tarefa de ser um vestibulando!

Ser vestibulando: uma tarefa complexa e ardorosa que ocupa o dia-a-dia de milhares de jovens no Brasil. (Foto: Jornal Times Brasília).

Hoje, 24, é comemorado o dia do vestibulando, e ser um, não é uma tarefa simples. Fazer uma prova em um único dia, que testa seus conhecimentos é algo que exige muitos tipos de habilidades dos candidatos!

Além da preocupação com a prova, o jovem convive com uma das escolhas mais difíceis de sua vida: a profissão. Definir todo seu futuro profissional exige muito autoconhecimento e coragem. Até porque, em muitas das vezes, essa decisão acontece ainda na adolescência – uma fase com incertezas.

Escolher a profissão é também uma forma de escolha da vocação. Exige um olhar para dentro de si, autoanálise de como você se comporta em determinados assuntos, o que sente, o que deseja para a sua vida no futuro, o que gosta e do que não gosta – são fatores importante a se avaliar.

Nesse momento é melhor não ser impulsivo. E caso tenha terminado o ensino médio e não sabe qual profissão seguir, não fique preocupado! É normal nessa fase, não se sentir seguro o suficiente para um passo desse tamanho. Se achar necessário, repense mais e use esse tempo para se aperfeiçoar nos estudos.

Você sabia?

No Brasil, o vestibular começou a ser utilizado como método de seleção das universidades em 1911. Atualmente, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é o principal vestibular do país, pois garante a entrada na maioria das universidades públicas e particulares do Brasil e de outros países.

E não se pode esquecer de Rezar!

Partilhamos com você a Oração do Estudante, de autoria de Santo Tomás de Aquino. Nesta prece, o educando pede o auxílio de Deus para o ardoroso trabalho que é a busca pelo conhecimento. Confira:

Criador Inefável,Vós que sois a fonte verdadeira da luz e da ciência, derramai sobre as trevas da minha inteligência um raio da vossa claridade. Dai-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar e graça abundante para falar. Meu Deus, semeai em mim a semente da vossa bondade. Fazei-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia; que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba; que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes. Concedei-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-Vos, diligência para Vos procurar, sabedoria para Vos encontrar, uma boa conduta para Vos agradar, confiança para esperar em Vós, constância para fazer a Vossa vontade. Orientai, meu Deus, a minha vida; concedei-me saber o que me pedis e ajudai-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos. Amém.

Por Evelyn Graziele, da redação Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email