Setor Juventude de Guarulhos promove terceiro encontro de lideranças jovens

Setor Juventude de Guarulhos promove terceiro encontro de lideranças jovens

congresso-juventude-guarulhos

Ocorreu, no último dia 27, no Colégio Virgo Potens, a terceira edição do Congresso Diocesano de Lideranças Jovens, organizado pelo Setor Juventude Diocesano da Diocese de Guarulhos (SP). O tema foi: Ide, sem medo para servir! E o lema, Somos protagonistas de uma nova história #revitalizando.

 

As palavras de Dom Edmilson Amador Caetano, durante a celebração de encerramento do congresso, muito nos encorajaram para continuar na missão de evangelização da juventude, assim ele nos disse:

“Tudo o que hoje foi decidido pode ser que passe, o único que não passa é Jesus Cristo”.
“Para que tantas coisas possam ser revitalizadas é necessária à experiência do Cristo Ressuscitado”.
“A força da ressurreição não é algo que aprendo lendo livros e sim na vivência em comunidade”.
“Que nós aceitemos o desafio de revitalizar a partir do amor vitorioso de Cristo, pois são de suas chagas que recebemos a força para essa que essa revitalização aconteça!”

 

Caminho

Um longo caminho foi traçado e percorrido pelos jovens para que o terceiro congresso. O início se deu com a preparação da diocese para a Semana Missionária, quando foram acolhidos 1.200 peregrinos de 22 países diferentes e com a ida dos jovens à Jornada Mundial da Juventude no Rio; a sequência se deu com o pós-jornada e o evento Vivia a Vida – onde foram reunidas a juventude diocesana, famílias acolhedoras, crismandos, padres e etc.

O próximo passo proposto pelo setor juventude diocesano foram o envio de um grande questionário a todas as paróquias, no qual os grupos e movimentos jovens reunidos responderam olhando para a realidade existente em suas paróquias, comunidades e bairro. Em sequência, realizaram-se quatro encontros em cada uma das foranias que compõem a diocese, onde os jovens puderam dizer os seus anseios, dificuldades, vontades, pontos positivos, negativos e sugestões relacionadas aos trabalhos para com a juventude de suas comunidades.

A partir do que foi colhido com as respostas dos questionários e tudo que foi dito pelos jovens nos encontros forâneos dando-se uma melhor ênfase a seis pontos importantes de trabalho para com a juventude: comunidade, bairro, educação, família, sociedade e comunicação.

 

Diante de todo esse caminho percorrido, e ainda com os encontros Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil, em Brasília, e da Pastoral Juvenil do Regional Sul 1 da CNBB, a diocese considera que dá um grande passo rumo ao Plano Diocesano de Evangelização da Juventude, que norteará os trabalhos com a evangelização da juventude nos próximos anos na Diocese de Guarulhos.

 

Por Guilherme Henrique Worspite Sendas – Setor Juventude Diocesano da Diocese de Guarulhos (SP)

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email