15 frases do Papa Francisco sobre a amizade

Várias facetas da amizade, entre nós e com Deus!

1.Amizade se cultiva
“Em geral, as amizades verdadeiras não se explicitam: acontecem e vão sendo cultivadas. A tal ponto que a outra pessoa já entrou na minha vida como preocupação, como bom desejo, como uma sadia curiosidade de saber como ela está, como vai a sua família, os seus filhos…” (Mensagem do Papa Francisco à Rádio FM Millennium, 15 de setembro de 2015).

2. Uma condição: liberdade
“Sem liberdade não há amizade, não há amor, não há casamento” (Audiência Geral, 21 de outubro de 2015).

3. Paciência e tempo
“A paciência é necessária para construir uma boa amizade entre duas pessoas. Tempo e paciência. Como dizem os árabes, é preciso ‘comer vários quilos de sal’. Muito tempo de conversa, de estar juntos, conhecer-se, e assim a amizade vai se construindo” (Mensagem do Papa Francisco à Rádio FM Millennium, 15 de setembro de 2015).

4. Amizade com Deus
“A nossa amizade com Deus, doada a partir de Jesus, é uma amizade que muda a nossa vida e nos enche de entusiasmo, de alegria” (Audiência Geral, 4 de junho de 2014).

5. Amizade como um presente
“A amizade é um dos maiores presentes que uma pessoa, que um jovem, pode ter e pode oferecer. Como é difícil viver sem amigos! Vejam se não é uma das coisas mais belas que Jesus nos diga: “Eu vos chamo amigos, porque vos revelei tudo o que ouvi do meu Pai” (Jo 15,5). Um dos maiores segredos do cristão é ser amigo, amigo de Jesus” (Encontro com os jovens em Assunção, 12 de julho de 2015).

6. Amizade, uma conexão imediata

“Outra característica para diferenciarmos a boa amizade de outras formas de amizade, que são chamadas de amizade, mas na verdade são companheirismo, é que, com um amigo, que você não vê há muito tempo, às vezes meses ou até um ano, quando vocês se reencontram, você se sente como se tivessem se visto ontem: se conectam imediatamente. É uma característica muito humana da amizade” (Mensagem à Rádio FM Millennium, 15 de setembro de 2015).

7. Amigos para confiar
“É importante ter amigos em quem você possa confiar. Mas é essencial ter confiança em Nosso Senhor, que nunca falha” (Via Twitter, 3 de fevereiro de 2014).

8. Amizade para construir comunidade
“Nesta época pobre de amizade social, nossa primeira tarefa é construir comunidade” (Via Twitter, 7 de junho de 2016).

9. Amizade com Deus e misericórdia
“Que nada impeça vocês de crescer na amizade com o Pai celestial e testemunhar a todos a Sua bondade e misericórdia infinitas!” (Via Twitter, 17 de agosto de 2017).

10. Amizade com Jesus
“Estabeleçamos uma amizade profunda com Jesus: assim poderemos segui-lo de perto e viver com Ele e para Ele” (Via Twitter, 29 de maio de 2014).

11. Jesus quer a nossa amizade
“Queridos jovens, Jesus quer ser seu amigo e quer que vocês transmitam em toda parte a alegria dessa amizade” (Via Twitter, 4 de janeiro de 2014).

12. Um bom amigo conhece os teus segredos
“Um amigo não é um conhecido, com quem se passa um bom bocado na conversa. A amizade é algo profundo”. “É necessária a paciência para forjar uma boa amizade entre duas pessoas. Muito tempo de conversa, de estarem juntos, de se conhecerem, e aí forja-se a amizade. Essa paciência na qual uma amizade é real, sólida.”

13. Um bom amigo nunca te deixa frustrado
“Quando se ama alguém, está-se ao lado, cuida-se, ajuda-se, diz-se o que se pensa, sim, mas não se o deixa frustrado. Assim é Jesus conosco, nunca nos deixa frustrados.”

No meio da multidão, após alguns segundos de surpresa, o Papa reconhece um rosto familiar. Um longo abraço marca o reencontro de grandes amigos. (Audiência geral, 13 de janeiro 2016)

14. Um bom amigo sempre te defende
“Felizes os que sabem pôr-se no lugar do outro, nos que têm a capacidade de abraçar, de perdoar. Erros todos temos, enganos, milhares. Por isso, felizes aqueles que são capazes de ajudar outros no seu erro, nos seus enganos. Que são verdadeiros amigos e não deixam ninguém frustrado.”

15. Um bom amigo apoia-te, alenta-te
O Papa Francisco anima-nos a ser verdadeiros amigos dos nossos amigos, amigos ao estilo de Jesus: “Mas não para ficarmos fechados entre nós, mas para sair para o terreno, para ir fazer mais amigos. Para contagiar a amizade de Jesus pelo mundo, onde estiverem, no trabalho, no estudo, por WhatsApp, no Facebook ou no Twitter. Quando saiam para dançar, ou para tomar um bom refresco. Na praça ou a jogar uma partidinha no campo do bairro. É aí onde estão os amigos de Jesus. Não vendendo fumo, mas apoiando os outros. O apoio de saber que somos felizes, porque temos um Pai que está no Céu”.

Por Jovens Conectados com informações de Ary Waldir Ramos Díaz (Aleteia) e opusdei.org

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email