12 de junho: Dia dos namorados!

12 de junho: Dia dos namorados!

“Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

Ah, o amor! Quem já não ouviu o famoso soneto de Luís Vaz de Camões em declarações trocadas por casais enamorados?

O amor é o tema mais explorado por escritores e poetas – afinal como não falar do sentimento humano mais profundo e complexo? O filósofo católico Josef Pieper costumava dizer “que maravilha que você exista, que sorte ter encontrado você no meu caminho”.

No Brasil se comemora o Dia dos Namorados em 12 de junho – em outros países a data é comemorada em 14 de fevereiro, Festa de São Valentim, o Valentine’s Day.

Apaixonar-se é o desejo de estar junto. Apaixonar-se envolve admiração e atração. O amor precisa ser cuidado dia a dia, e esse é um desafio diário para tantos casais de namorados: ver na outra pessoa o presente enviado por Deus e descobrir nos detalhes a profundidade, a força e a beleza desse sentimento.

A fase do namoro é justamente para conhecer o outro, suas qualidades e defeitos, seus valores e vontades, como por exemplo, o desejo de constituir família através do sacramento do matrimônio, também presente e dom de Deus.

Para o escritor Enrique Rojas o amor se refere “à relação afetiva que se dá entre duas pessoas que se querem bem e que decidem compartilhar suas vidas”.

“O amor é a necessidade de sair de si mesmo e encontrar outra pessoa para que juntos caminhem pela existência afora” (Rojas; ‘O amor: a grande oportunidade”).

Já o escritor C. S. Lewis explica em seu livro “Os quatro amores”, as diferentes modalidades em que o amor pode acontecer: o afeto, a amizade, o desejo e a caridade. Sua tese se apoia no pensamento cristão:

“Os amores humanos merecem ser chamados de amor sempre que se pareçam a este Amor que é Deus”.

Para você que já tem um namorado(a) lembre-se de dizer sempre o quão importante essa pessoa é na sua vida, e especialmente no dia de hoje declare-se!

Para você que ainda busca a sua cara metade coloque esse desejo em suas orações diárias e busque inspiração na Sagrada Família.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email