Pastorais da Juventude definem temas das semanas da Cidadania e do Estudante de 2016

Pastorais da Juventude definem temas das semanas da Cidadania e do Estudante de 2016

Seminário das Atividades Permanentes reuniu Coordenações das Pastorais da Juventude da CNBB em Olinda (PE)

Seminário das Atividades Permanentes reuniu Coordenações das Pastorais da Juventude da CNBB em Olinda (PE)

As Coordenações das Pastorais da Juventude da CNBB (PJ, PJE, PJMP e PJR) se reuniram no último fim de semana (28 a 30 de agosto) em Olinda/PE, para o Seminário das Atividades Permanentes. Do seminário, nasceram as temáticas que iluminarão as Semanas da Cidadania e do Estudante de 2016.

Semana da Cidadania

A Semana da Cidadania (SdC) é uma atividade permanente ecumênica, marcada por atividades concretas que desenvolvam o exercício da cidadania por adolescentes e jovens, envolvendo diversos segmentos da sociedade.
Desde 1995, esta atividade é promovida anualmente, em abril, pelas Pastorais de Juventude, sempre na semana que compreende os dias 14 a 21.
A semana tem seu tema definido a partir da Campanha da Fraternidade. O objetivo principal é fazer com que a juventude reflita mais profundamente, em grupo, algumas ações presentes em seu cotidiano, convidando-a a se organizar em torno de projetos práticos, com reflexos na sociedade, visando a transformação social, em comunhão com a Igreja e outros organismos da sociedade civil.

Semana do Estudante

A Semana do Estudante (SdE) é uma atividade permanente promovida pelas quatro Pastorais de Juventude e coordenada pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).
Ela acontece anualmente desde 2003, no mês de agosto, na semana que abrange o dia 11, considerado historicamente o Dia do Estudante no Brasil.
Esta atividade tem o objetivo de celebrar esta data e propiciar maior engajamento dos estudantes no que diz respeito à sua escola, às questões da educação e da sociedade em geral.

Temática de 2016

Confira quais foram os temas escolhidos para iluminar e guiar os projetos das Semanas da Cidadania e do Estudante de 2016:

• Semana da Cidadania

De 16 a 23 de abril de 2016

Tema: Juventude e Bem Comum

Lema: Unidos por uma luta comum: terra, teto e trabalho

Iluminação bíblica: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5, 6)

• Semana do Estudante

De 6 a 13 de agosto de 2016

Tema: Juventude e direito à educação

Lema: Educação libertadora constrói nossa Casa Comum

Iluminação bíblica: “E a Verdade libertará vocês” (Jo 8, 32b)

* Com colaboração de Iago Ervanovite (PJE)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email