Encontro dos Responsáveis da Pastoral Juvenil no México, elege secretário brasileiro

Publicado em 21 de Março de 2017 Por Seja o primeiro a comentar!

O México recebeu de braços abertos o XIX Encontro Latino-americano dos Responsáveis da Pastoral Juvenil. O evento reuniu, de 13 a 18 de março, bispos, assessores e jovens das Comissões Nacionais dos países da América Latina e Caribe com o propósito de refletir e discernir sobre a atuação da Pastoral Juvenil e para dinamizar projetos que fortaleçam o protagonismo dos jovens, discípulos e missionários de Jesus Cristo, na formação de uma nova sociedade.

A delegação brasileira enviada ao evento era composta pelo bispo de Caxias (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vilsom Basso, o assessor da Comissão, padre Antônio Ramos do Prado, e os representantes das expressões juvenis Lucas Galhardo e Wellington Silva. A tarefa deles era de apresentar e fazer uma retrospectiva da pastoral juvenil no Brasil, além de mostrar as ações realizadas no país à luz do documento Civilização do Amor, que propõe um caminho de evangelização no continente.

 

Da esquerda para a direita – Dom Vilson Basso, Wellington Silva, Pe. Toninho e Lucas Galhardo

“Reunidos sobre a proteção da Santíssima Virgem de Guadalupe, os jovens da América Latina e do Caribe reafirmaram a sua opção como discípulos e missionários na construção da Civilização do amor, comprometendo-se com um ‘Sim’ à vida, à solidariedade e à paz”, ressaltou a equipe da Pastoral Juvenil Latino-Americana, ligada ao Departamento da Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

O tema do evento foi “Jovens discípulos missionários, construtores da civilização do amor”. A iluminação bíblica proposta era “Profeta das Nações te constitui… Irás onde eu te enviar e dirás o que eu te ordenar” (Jr. 1,5-7).

O encontro tinha por finalidade propor que os participantes refletissem sobre a identidade de discípulos e missionários, sensibilizando-se diante das realidades vividas pelos jovens, reconhecendo os sinais de vida e de morte em que estes estão presentes, para assim terem uma atitude de abertura que gere com criatividade, opções transformadoras, permitindo a construção de uma nova sociedade, a “Civilização do Amor”.

O evento

O XIX Encontro Latino-americano dos Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil é um espaço de avaliar, celebrar, partilhar e planejar a caminhada da Pastoral Juvenil no continente americano e caribenho.

 

Secretário do Cone Sul é brasileiro

Marìa Eugenia Suarez do Uruguai e o novo secretário do Cone Sul, Lucas Galhardo do Brasil

O jovem do Movimento de Schoenstatt, membro da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional – CPJN – CNBB, Lucas Galhardo assumiu por dois anos o papel de secretário do Cone Sul.
Pe. Antônio Ramos, agradece ao sim de ambos, “Deus abençoe essa nova missão. A jovem Marìa Eugenia Suarez do Uruguai durante dois anos foi uma ótima secretaria. Deu testemunho de fé e serenidade. Sempre colocou-se à disposição dos países (Chile, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) . A Pastoral Juvenil do Brasil agradece profundamente esse ministério exercido com muito ardor missionário,” afirma pe. Toninho.

Por Valesca Montenegro, com informações da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais