Curiosidades da Jornada Diocesana da Juventude 2015

Curiosidades da Jornada Diocesana da Juventude 2015

jornada diocesana da juventude 2015

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) deste ano, que é a Jornada Mundial da Juventude realizada em âmbito diocesano, será celebrada no dia 29 de março, Domingo de Ramos (algumas Dioceses escolhem outras datas, de acordo com os grupos jovens). O tema indicado pelo Papa Francisco para este ano aborda a 6ª bem-aventurança: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5, 8). A carta do Santo Padre pode ser lida na íntegra clicando aqui.

Em sua carta, o Papa Francisco destaca:

Papa Francisco“Continuamos a nossa peregrinação espiritual para Cracóvia, onde em Julho de 2016 se realizará a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude. Como guia do nosso caminho escolhemos as Bem-aventuranças evangélicas. No ano passado, reflectimos sobre a Bem-aventurança dos pobres em espírito, inserida no contexto mais amplo do «Sermão da Montanha». Juntos, descobrimos o significado revolucionário das Bem-aventuranças e o forte apelo de Jesus para nos lançarmos, com coragem, na aventura da busca da felicidade. Este ano reflectiremos sobre a sexta Bem-aventurança: «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8)”.

“As bem-aventuranças, além de uma proposta nova de vida e de promessas, exigem de nós conversão, ou seja, mudança de rota” afirma o subsídio da Pastoral Juvenil disponível para download.

A cada ano os jovens são convocados a celebrar a JDJ em seu grupo jovem, paróquia e nas mais diferentes expressões juvenis em sintonia com a Diocese e com o Papa. A Jornada Diocesana da Juventude também aproxima o jovem da Campanha da Fraternidade 2015, que este ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45).

Saiba mais sobre as Jornadas Diocesanas da Juventude

A Igreja tem muitas atividades que envolvem a juventude, mas algumas dúvidas sempre surgem no dia a dia da missão jovem. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) e o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Por isso, os Jovens Conectados, a partir da cartilha da Pastoral Juvenil Nacional (PJN), esclarece algumas dúvidas. O download do subsídio da Jornada Diocesana da Juventude 2015 pode ser baixado neste link.

O que são as Jornadas Diocesanas da Juventude?
A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é a organização das Jornadas Mundiais da Juventude em nível diocesano e é celebrada nas Igrejas Locais no Domingo de Ramos (ou em um dia próximo) com o objetivo de “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.” (Carta de João Paulo II ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, organizado em Czestochowa, Polônia).

Quem convoca e qual o tema das JDJs?
A convocação é feita pelo Santo padre o Papa, que sempre propõe uma temática específica aos jovens e encaminha uma carta para que meditem e aprofundem seu encontro com Jesus Cristo e o comprometimento com seu Evangelho. No Brasil, ela acontece no período em que a Igreja celebra a Campanha da Fraternidade, e, quando possível, deve ser realizada em consonância com as reflexões levantadas pelo Episcopado Brasileiro para a quaresma de cada ano.

Quando surgiram as JDJs?
Elas são uma atividade mundial e são a JMJ acontecendo nas Igrejas Locais, portanto, sua história é a mesma da Jornada Mundial da Juventude. O ano de 1985 foi proclamado pela ONU como Ano internacional da Juventude. Aproveitando a ocasião, o Papa João Paulo II conclamou para o Domingo de Ramos um encontro com os jovens de Roma. 300 mil jovens reuniram-se com o Santo Padre. Esta primeira Jornada Diocesana inspirou as JDJs e propagou-se nos anos seguintes por diversas Igrejas locais.

Quando pode ser celebrada a JDJ?
A data tradicional da celebração da Jornada Diocesana da Juventude é o Domingo de Ramos. Nela, os jovens são convidados a acolher Jesus e sua mensagem assim como o povo de Jerusalém o acolheu com ramos nas mãos, montado em um jumentinho. O ideal é que seja realizada neste dia, desde que não fira a participação dos jovens nas celebrações da  Semana Santa em suas comunidades paroquiais. Se isto ocorrer, pode-se celebrar na tarde do dia anterior, ou em outra data apropriada, a fim de que a maioria dos jovens possa participar.

O que é o Dia Nacional da Juventude?
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país, em todos os estados. A realização do DNJ acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email