O Programa Missão País é uma proposta do Setor Universidades da CNBB, em parceria com Movimentos Eclesiais e Instituições de Ensino Superior Católicas que atuam no Brasil. O programa objetiva promover as diversas experiências missionárias no âmbito universitário do país, para o testemunho de Cristo Ressuscitado e a transformação social das realidades. A ideia foi inspirada em experiências de missão com universitários, que já acontecem em alguns países como Chile, Colômbia e Portugal. A primeira etapa foi concluída com o lançamento do Programa Missão País, em Manaus, dentro do IV Encontro Brasileiro dos Universitários Cristãos (EBRUC), em setembro de 2017.

Atualmente, acontece a segunda etapa do projeto (Diagnóstico do território) que consiste no cadastramento de experiências missionárias no âmbito universitário ou vivenciada por membros da comunidade universitária. Na terceira etapa apresentaremos a Proposta de formação pastoral em formato EaD com dois blocos de conteúdo: Missiologia e Gestão de Projetos. Para tanto, é solicitado que o cadastro da sua experiência missionária. A seguir algumas informações práticas:
Quem pode participar?
Todas as experiências missionárias que são desenvolvidas em âmbito universitário. O programa foi pensado para as experiências missionárias realizadas em todas as Instituições de Ensino Superior, independente de serem confessionais (eclesiástica) ou não.
Como participar?
Respondendo ao questionário disponível aqui.
O que ganhamos com isso?
Em breve será oferecida formação para todos os cadastrados com conteúdos que poderão contribuir para que a experiência missionária que você organiza e/ou participa em sua instituição se fortaleça ainda mais. Acreditamos que assim cresceremos na unidade e daremos visibilidade a todo empenho de missão universitária desenvolvida no Brasil.
Clareando as ideias – O que queremos dizer com “experiência missionária”?
Todo processo construído em âmbito universitário que visa a apresentação do querigma, transformação social da realidade e diálogo com o areópago das ciências.
O que queremos dizer com “âmbito universitário”? – Compreendemos que o âmbito universitário também é lugar de encontro com Cristo e este encontro nos lança ao “diálogo com a cultura de nosso tempo, leva-nos a buscar uma formação profissional que esteja realmente a serviço do povo e do bem comum, mostra-nos o fascínio da vida e nos dá coragem esperança para nos mantermos firmes num mundo que parece cada vez mais dominado pelo individualismo e pelo comodismo” (Estudo CNBB 102, n. 13).
Por: Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação.