Cadastre a sua Experiência Missionária no Programa Missão País

Publicado em 14 de maio de 2018 Por Seja o primeiro a comentar!

O Programa Missão País é uma proposta do Setor Universidades da CNBB, em parceria com Movimentos Eclesiais e Instituições de Ensino Superior Católicas que atuam no Brasil. O programa objetiva promover as diversas experiências missionárias no âmbito universitário do país, para o testemunho de Cristo Ressuscitado e a transformação social das realidades. A ideia foi inspirada em experiências de missão com universitários, que já acontecem em alguns países como Chile, Colômbia e Portugal. A primeira etapa foi concluída com o lançamento do Programa Missão País, em Manaus, dentro do IV Encontro Brasileiro dos Universitários Cristãos (EBRUC), em setembro de 2017.

“Em setembro do ano passado foi lançado pelo Setor Universidades da CNBB o Programa Missão País, que foi criado com o objetivo de promover o diálogo e a articulação das diversas experiências missionárias com a comunidade  universitária existentes no país, bem como suscitar novas iniciativas no contexto universitário. Iniciamos o processo de cadastramento dessas experiências missionárias, razão pela qual divulgamos a carta (veja aqui Carta Convite – Programa Missão País), que contém mais informações sobre o Programa e como realizar o cadastramento da experiência missionária. Desejamos contar com a sua colaboração para que o Programa Missão País seja divulgado e chegue ao conhecimento dos responsáveis pela organização de experiências missionárias com a comunidade  universitária”, diz padre Danilo Pinto, Assessor do Setor Universidades.

Atualmente, acontece a segunda etapa do projeto (Diagnóstico do território) que consiste no cadastramento de experiências missionárias no âmbito universitário ou vivenciada por membros da comunidade universitária. Na terceira etapa apresentaremos a Proposta de formação pastoral em formato EaD com dois blocos de conteúdo: Missiologia e Gestão de Projetos. Para tanto, é solicitado que o cadastro da sua experiência missionária. A seguir algumas informações práticas:

Quem pode participar?

Todas as experiências missionárias que são desenvolvidas em âmbito universitário.  O programa foi pensado para as experiências missionárias realizadas em todas as Instituições de Ensino Superior, independente de serem confessionais (eclesiástica) ou não.

Como participar?

Respondendo ao questionário disponível aqui.

O que ganhamos com isso?

Em breve será oferecida formação para todos os cadastrados com conteúdos que poderão contribuir para que a experiência missionária que você organiza e/ou participa em sua instituição se fortaleça ainda mais. Acreditamos que assim cresceremos na unidade e daremos visibilidade a todo empenho de missão universitária desenvolvida no Brasil.

Clareando as ideias – O que queremos dizer com “experiência missionária”?

Todo processo construído em âmbito universitário que visa a apresentação do querigma, transformação social da realidade e diálogo com o areópago das ciências.

O que queremos dizer com “âmbito universitário”? – Compreendemos que o âmbito universitário também é lugar de encontro com Cristo e este encontro nos lança ao “diálogo com a cultura de nosso tempo, leva-nos a buscar uma formação profissional que esteja realmente a serviço do povo e do bem comum, mostra-nos o fascínio da vida e nos dá coragem esperança para nos mantermos firmes num mundo que parece cada vez mais dominado pelo individualismo e pelo comodismo” (Estudo CNBB 102, n. 13).

Por: Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação.

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais