A programação da festa incluiu eventos para públicos de todas as faixas etárias. Em dedicação às crianças e à juventude, é promovido o Festival Vicentino de Dança (Festvida), quando os três melhores grupos são premiados. O objetivo do evento é mostrar os talentos da SSVP, além de estimular a evangelização pela música. “Seja por meio da dança, da música ou de qualquer outra forma de expressão, estamos unidos por um mesmo ideal: mostrar que ser vicentino é bom demais”, explica Patrícia Nogueira, coordenadora Nacional de Jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Sete grupos participaram da competição. Os ganhadores são, citados em ordem alfabética: Amor Eterno (Conselho Metropolitano de Jundiaí-SP), Menino Jesus (Conselho Metropolitano de Caratinga-MG) e Soldados de Cristo (Conselho Metropolitano de São Carlos-SP).
Não houve primeiro, segundo e terceiro lugar. A Comissão que organiza a festa decidiu que os três melhores grupos seriam premiados.
AS APRESENTAÇÕES
Os bailarinos do ‘Amor Eterno’ apresentaram uma coreografia motivando o público na busca de Deus. Segundo o confrade Jéferson Santos (21), foram meses de preparação para o evento. “Não tínhamos certeza de que iríamos ganhar, mas fizemos o nosso melhor”.
O grupo ‘Menino Jesus’ surpreendeu a plateia com a troca de roupas instantânea no palco, efeito similar ao da escola de samba carioca Unidos da Tijuca, no passado. Eles não quiseram revelar o segredo do truque, alegando uma questão de ética, mas comemoraram a vitória. “É uma emoção que não conseguimos descrever”, diz Ivanir Ferreira.
Já os dançarinos do ‘Soldados de Cristo’ dedicaram a coreografia ‘Está vivo entre nós’ à consócia Tatiane Maciel, falecida no ano passado devido a um câncer, e que já dançou no grupo. “Nossa vitória é uma homenagem a ela”, disse emocionada a consócia Fernanda Soares de Camargo (14).