Sobre

Uma das formas de oração mais comuns durante o Tempo da Quaresma é a Via-sacra. Uma prática que se espalhou pelo mundo a partir da Terra Santa, desde o século XIII, quando os franciscanos começaram a guiar peregrinos oriundos do ocidente. O objetivo era seguir os mesmos passos, por onde segundo a tradição, Jesus seguiu até ao Calvário, localizado dentro da Basílica do Santo Sepulcro.

Em Jerusalém, a "Via-sacra", "Via Dolorosa" ou "Via Crucis" designa um trecho do caminho, na Cidade Velha de Jerusalém, entre a Fortaleza de Antônia - que fazia do palácio de Pôncio Pilatos - e o Calvário, localizado na Basílica do Santo Sepulcro.

O nome data do século XVI, embora o costume de retraçar os passos de Jesus para o Gólgota tenha começado nos primeiros séculos do cristianismo.

Toda sexta-feira, às 15h, os franciscanos, que têm a custódia dos lugares santos desde o século XIII, tradicionalmente conduzem uma procissão seguindo os passos do Cristo sofredor em diferentes idiomas. A primeira estação está localizada onde hoje é uma escola mulçumana. As outras estações continuam na Cidade Velha, contudo as estações X a XIV estão localizadas dentro da Igreja do Santo Sepulcro.

De Jerusalém para o mundo

A devoção se expandiu mais consideravelmente a partir da Itália com a atuação do franciscano São Leonardo de Porto Maurício, no século 18, em sua missões populares em diversas cidades italianas. Hoje em dia, a Via-sacra é intensamente realizada, de modo especial, no período da Quaresma.

As Estações da cruz

O caminho da cruz não é uma obra de erudição. É essencialmente um exercício devocional, um meio que os homens e as mulheres podem usar para entrar em contato com Deus, adorá-Lo, agradecer-lhe, aumentar seu amor por Ele. A devoção aos sofrimentos de Cristo é particularmente recomendada para todos os que desejam viver "sobre o modelo da caridade que Cristo nos mostrou quando se entregou em nosso favor" (Ef 6,2).

Como a Paixão foi realizada em um lugar específico, é obviamente importante conhecer seu layout geográfico e físico. Isso inclui as muitas mudanças que a Terra Santa sofreu desde os tempos do Evangelho, juntamente com os edifícios e as igrejas que surgiram sobre os pontos reais, o que poderia aumentar a confusão experimentada por certos peregrinos. A estrada seguida por Jesus, no dia da sua morte, não escapou das vicissitudes da história. Finalmente, o que realmente interessa é seguir Cristo no caminho da cruz da sua paixão, como humildes companheiros.

Em cada estação da Via-sacra muitos podem ser os sentimentos e emoções que brotam simplesmente pelo fato de se recordar, tocar, sentir e andar nos lugares por onde Jesus passou, mesmo que seja por meio da internet e demais formas de comunicação. Além disso, é um convite a unir a própria vida, desafios e súplicas, ao caminho de Cristo até a Cruz.

É uma devoção baseada na Sagrada Escritura, pelo que o Evangelho indica, e assim, a partir da Palavra de Deus, cada estação foi sendo traçada. Contudo, também é interessante pois há outros momentos da Paixão de Cristo que não se encontram nos textos evangélicos.

Estes outros episódios não descritos nos Evangelhos tem como referência a tradição construída em Jerusalém, como, por exemplo, o encontro de Jesus com Verônica e a queda por três vezes. E o formato atual de 14 estações da Via-sacra foi construído, no decorrer dos séculos, com a presença dos franciscanos na Cidade Santa.

O ponto de partida, onde seria o pretório de Pilatos, na Fortaleza Antônia, é hoje uma escola mulçumana, vizinha ao Convento da Flagelação. A primeira estação, a da condenação de Jesus, está a cerca de 600 metros do Santo Sepulcro.

Em Jerusalém, o percurso acontece dentro da Cidade Velha, no seu ritmo normal e intenso de movimentação, em meio ao mercado árabe e pessoas que transitam, entre judeus, mulçumanos e pessoas do mundo inteiro. Uma grande movimentação semelhante àquela vivida por Cristo, quando passava em meio a curiosos, observadores e aqueles que desejavam a sua morte. É a tradição cristã preservada na terra onde Jesus foi condenado, flagelado e morreu. 

Nos Passos do Mestre:
A Experiência

Neste ano, o Jovens Conectados irá te propor uma experiência incrível. Nossos correspondentes em Jerusalém puderam vivenciar a Via-sacra na Cidade Santa e você poderá vivenciar esta mesma experiência conosco por meio de Fotos, vídeos, orações e meditações.

Esperamos que você possa rezar com a gente!

Mapeamos as estações e os locais exatos percorridos por Jesus, segundo a tradição. Veja no mapa. Clique no marcador para ter as referências dos locais. 

ACESSO RÁPIDO

Acesse as outras estações da via sacra

I ESTAÇÃO

II ESTAÇÃO

III ESTAÇÃO

IV ESTAÇÃO

V ESTAÇÃO

VI ESTAÇÃO

VII ESTAÇÃO

VIII ESTAÇÃO

IX ESTAÇÃO

X ESTAÇÃO

XI ESTAÇÃO

XII ESTAÇÃO

XIII ESTAÇÃO

XIV ESTAÇÃO