Semanas Missionária e Vocacional levam salesianidade a comunidades paulistas

Semanas Missionária e Vocacional levam salesianidade a comunidades paulistas

unnamed (3)

Entre os dias 6 e 12 de julho, a juventude da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Estado de São Paulo, se empenha em mais uma edição da Semana Missionária Salesiana e da Semana Missionária Vocacional. Ao todo são estimados mais de 500 missionários provenientes de 20 casas salesianas envolvendo obras sociais, colégios, ensino superior e paróquias.

A Semana Missionária teve início no ano de 1994 na cidade de Lorena, sob a coordenação do inspetor, Pe. Edson Donizetti Castilho, que à época era coordenador inspetorial de pastoral. A

lcançados os 20 anos de existência, o formato que consiste em visitas às casas das famílias do bairro com orações e bênçãos, celebrações comunitárias, realização de oficinas com crianças e adultos e atividades recreativas com crianças e jovens, pouco mudou, porém continua cada vez mais sendo chamas de esperança e alegria para aqueles que necessitam de oração, afeto e dignidade, virtudes baseadas na Boa Nova de Jesus Cristo e inspiradas pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco, que une pedagogia, pastoral e espiritualidade.

Sob a coordenação do animador do Serviço de Animação Missionária, Pe. Glauco Félix Teixeira Landim, e do salesiano José Rodolfo Galvão dos Santos, os missionários estão divididos em três grandes grupos, conforme a divisão geográfica da inspetoria salesiana. Os jovens provenientes da capital e do Guarujá estão atuando na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade litorânea da Praia Grande. A Paróquia Nossa Senhora do Rocio, de Iguape, no sul do Estado, recebe os missionários vindos de Campinas e Sorocaba.

Na região do Vale do Paraíba as paróquias São Francisco Xavier, de São José dos Campos, e Nossa Senhora da Conceição, de Bragança Paulista, recebem os jovens salesianos das cidades de Cruzeiro, Campos do Jordão e Lorena.

Na cidade de Araras acontece a Semana Missionária Vocacional, com uma proposta similar à Semana Missionária. O diferencial é que lá os missionários são os jovens que estão passando pelo processo de discernimento vocacional para o ingresso na congregação salesiana e os aspirantes salesianos.

Participam da Semana Missionária jovens do Instituto Dom Bosco, de Americana; Oratório São Luiz e Oratório Dom Bosco, de Araras; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Obras Social São João Bosco e Comunidade Educativa São José, de Campinas; Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cruzeiro; Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, do Guarujá; Colégio São Joaquim, UNISAL Lorena e Instituto São José, de Lorena; Instituto do Coração Eucarístico, de Pindamonhangaba; Colégio Dom Bosco, de Piracicaba; Salesianos São Carlos, de São Carlos; Paróquia Sagrada Família, de São José dos Campos; Instituto Dom Bosco do Bom Retiro, Paróquia São João Bosco, Colégio Salesiano Santa Teresinha, Colégio Liceu Coração de Jesus, Centro Social e Paróquia Santa Luzia e Centro Salesiano de Desenvolvimento Social e Profissional, de São Paulo; Colégio Salesiano São José, de Sorocaba; e Obra Social Santa Clara, de Campos do Jordão.

Por: Anderson Bueno

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email