Regnum Christi realiza cursilho

Regnum Christi realiza cursilho

unnamed (3)

Logo nos primeiros dias de 2015, cerca de 150 jovens entre membros, colaboradores, padres, consagradas e noviços estiveram durante uma semana no Noviciado dos Legionários de Cristo na cidade de Arujá em São Paulo para participar do Cursilho Nacional de jovens do Movimento Regnum Christi.

Coordenado pela consagrada Mariana Miranda e pelo padre Alfonso Treviño, LC, o cursilho que teve início no dia 5 de janeiro, contou com palestras, missas, adoração, terço, atividades esportivas, trilha, gincana e uma campanha onde os participantes divididos por equipes deveriam realizar tarefas para assim ganharem peças de um grande quebra-cabeça que formaria o escudo do Movimento.

Para Luís Henrique Lima, de Recife, o cursilho foi “uma experiência fantástica, uma oportunidade sem igual de poder estar mais próximo de Deus e de reavivar a vida espiritual através da espiritualidade e dos meios que o Movimento propõe”. E ele acrescenta: “Poder também fazer grandes amigos e partilhar experiências com jovens que vivem o mesmo carisma tornou esta semana ainda mais especial, contribuindo ainda mais para que voltássemos às nossas casas com mais ânimo, mais amor a Cristo, maior ardor missionário, e cada vez mais convictos da nossa vocação no Movimento de lutar para instaurar o Reino de Cristo nos nossos corações e na sociedade.”

Os jovens, vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Porto Alegre, Minas Gerais e Curitiba, membros do Movimento, do Ecyd, Juventude Missionária e Sonhar Acordado, tiveram a oportunidade de se aprofundarem ainda mais no carisma e na história do Regnum Christi.

Eles também contaram com a participação de membros do Movimento dos Focolares, em um bate-papo sobre a espiritualidade de comunhão e tiveram também a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o movimento convidado e a vida de uma jovem que participou dele, Chiara Luce.

Experiências

Vitoria Delfim, colaboradora do Movimento que esteve durante o último ano a serviço da Igreja através do Regnum Christi. “O que mais me chamou atenção nessa semana que passei em Arujá foi ver as diferentes formas que Deus se manifesta e quão grande é a riqueza de vocações em nosso movimento. Agradeço muito a Deus por nos trazer a unidade, paz, e a presença do E.S no meio de nós, fazendo reacender o fogo e o amor pelo que sempre pedimos: Venha nós o Vosso Reino”, constata.

Com o tema “Descubra o Regnum Christi que há dentro de você” e lema “Ide para águas mais profundas”, o Cursilho foi dividido em blocos temáticos. Entre os assuntos tratados estavam a Teologia do Corpo, o papel do Leigo na Igreja e o próprio Regnum Christi.

Julia Vilela, recém aderida ao Movimento Regnum Christi e participante do Cursilho, relata um pouco sobre sua experiência. “O cursilho foi ótimo! Graças a Deus uma experiência única em todos os sentidos, tanto para minha vida de oração, quanto para formação e crescimento pessoal. Foi realmente sensacional, poder conhecer e me reconhecer no carisma do movimento, partilhar experiências com pessoas que vivem as mesmas coisas que eu, e que tão acolhedoras estavam dispostas a me conhecer e a conhecer também a realidade da minha localidade! Era incrível como Deus se manifestava em cada pequena coisa, em como se fazia presente em todas as pessoas ali e em como nos apresentava a cada dia a unidade de nosso carisma e nossa comunhão com a Igreja. De fato foi uma experiência muito boa, e não haveria forma melhor de concluí-la do que com a minha adesão ao Movimento”, destaca.

No último dia do Cursilho, os jovens retornaram para suas localidades com o espírito renovado e já ansiosos pelo próximo ano.

Por: assessoria Regnum Christi

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email