“Protagonismo jovem” foi destaque no 3º Congresso Paranaense de Universitários Cristãos

“Protagonismo jovem” foi destaque no 3º Congresso Paranaense de Universitários Cristãos

congresso_universitarios_cristaos_3_parana
O Congresso reuniu 100 universitários, vindos de diversas universidades públicas e privadas do estado. Entre os participantes, pessoas engajadas e outras conhecendo os movimentos. A partir do tema “Liderança jovem para uma economia sustentável” e lema “Os tempos mudaram, líderes também!”, o Congresso abriu discussão em torno do “protagonismo jovem frente às lideranças responsáveis”, “Missão sócio-transformadora dos universitários”, “compromisso jovem com a Economia Sustentável”, “valorização da juventude enquanto lugar teológico, rosto jovem da Igreja e da Humanidade”.

De acordo com a assessora do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, o 3º Congresso Paranaense revelou mais uma vez o interesse da juventude por estes encontros de reflexão e crescimento na vivência de uma fé mais integradora. “Congressos como esse são espaços de diálogo onde os jovens podem lançar seus questionamentos e buscas; é um evento que atrai nossa juventude universitária”, sublinhou.

As três entidades parceiras (FAE, Faculdade Bagozzi e CNBB) participaram da terceira edição do Congresso com seus representantes. Irmã Eugenia, em seu pronunciamento de abertura, comentou o lema do Congresso. “A época dos grandes inventores individuas passou. Hoje o sucesso está nos eventos corporativos como este que trabalha com a soma de esforços de entidades. Os entendidos nesta área afirmam que a nova liderança tem foco nos resultados e não nas atividades. É baseada  nas pessoas em seu maior valor e potencial”, frisou irmã Eugenia.

Ainda segundo a assessora, o foco do Congresso é o espírito de liderança e comunhão, ‘sinal dos cristãos’. “Necessitamos construir novas estratégias, segundo Michel Porter, a nossa é a estratégia da comunhão. Estratégias vencedoras por meio de novos produtos e serviços para maior assertividade. A nossa novidade é a descoberta do ‘outro’. Alguns líderes nascem prontos, mas a maioria aprende no dia a dia. O líder não se impõe, conquista, seduz com sua vida como Jesus Cristo”, disse.

O encontro foi encerrado com um convite da juventude para os que estarão presentes nos Congressos mineiro-capixaba e baiano que acontecerão em sequência nos primeiro e segundo fim de semana de novembro.

“Continuar fomentando esses espaços de comunhão, diálogo e partilha para a juventude são nossos desafios. Estes congressos que nasceram timidamente no município de Cascavel, na sua terceira  edição e cada vez com um maior numero de participação e  articulação, no desafia a seguir somando esforços”, completou.

Da CNBB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email