PJE reúne lideranças em São Paulo

PJE reúne lideranças em São Paulo

pje

A Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) de todo o Brasil se reuniu entre os dias 14 e 17 de janeiro, em São Paulo (SP), para dois grandes e importantes eventos: o 3° Encontro Nacional das Referências Estaduais (ENARES) e o IX Seminário Nacional de Assessores.

O Encontro das Referências jovens teve como tema “Jovens estudantes: discípulos/as missionários/as”, como lema “Formando novos grupos e lideranças” e como iluminação bíblica a passagem do Evangelho de Lucas (2, 10): “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma nova alegria, que será também a de todo o povo!”.

Por sua vez, a nona edição do Seminário de Assessores teve como tema “Assessoria como vocação”, como lema “Ousando crer com a juventude estudantil” e como iluminação bíblica “Vi então um novo céu e uma nova terra” (Ap 21, 1a).

Os eventos ocorreram simultaneamente e reuniram cerca de quarenta jovens e assessores de nove estados para pensar um novo jeito de ser e fazer a PJE acontecer nas escolas.

A partir dos encontros, nasceram encaminhamentos a serem dirigidos às escolas públicas, particulares e confessionais na tentativa de ampliar os espaços pastorais e de participação juvenil dentro dos colégios. Além disso, foi dado mais um importante passo no processo de revisão e reescrita do Marco Referencial da PJE.

Também participaram dos encontros representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Marco Referencial

A partir das deliberações feitas em sua última Assembleia Nacional, em janeiro de 2014, na cidade de Belo Horizonte, a PJE iniciou um processo para revisão e reescrita de seu Marco Referencial.

O Marco Referencial “Nossa vida, nossos sonhos”, lançado oficialmente em 2004, é o documento oficial da Igreja do Brasil que dá existência e forma à Pastoral da Juventude Estudantil; é o registro de sua história, de seu olhar sobre a realidade social e eclesial, e a delimitação de sua estrutura, organização, visão e missão.

De 2004 para cá, as modificações ocorridas na conjuntura social e econômica brasileira repercutiram nas diversas organizações populares e juvenis, já que hoje, uma realidade diferente da vivida ao longo do período de elaboração do Marco Referencial atual, sofrendo, a sociedade, alterações substanciais em seus valores, pensamentos e ações. Além disso, a própria Igreja passou por importantes momentos em sua história durante a última década, desde o falecimento de São João Paulo II (em 2005) até a posse do Papa Francisco (em 2013).

Dessa forma, despertou-se a necessidade de se reavaliar o Marco Referencial pastoral, refazendo uma nova leitura sobre as realidades – social e eclesial – que nos circundam, repensando nossos passos horizontes, e tornando mais moderno o jeito de ser e fazer a PJE acontecer nas escolas, na Igreja e na sociedade.

O processo de revisão deste documento foi iniciado durante a XV Assembleia Nacional da PJE, em Belo Horizonte, com um cronograma de três anos, a se encerrar na XVI Assembleia, que deve ocorrer em meados de 2017, quando a Pastoral estudantil celebrará seus 35 anos de história.

Durante o 3° ENARES e o IX Seminário de Assessores, mais um importante passo foi dado no caminho/cronograma de revisão do Marco Referencial: a Coordenação nacional da PJE distribuiu aos presentes uma série de roteiros de encontros para que jovens e assessores, em seus grupos de base, nas diversas escolas e colégios espalhados pelo país, possam participar do processo de elaboração deste novo documento da Igreja do Brasil.

A partir destes encontros, nascerão importantes contribuições que serão enviadas à Coordenação, que compilará o material produzido ao longo de 2016, para que possam ser escritos os textos do novo Marco, cuja versão final será votada e aprovada em 2017.

Por Iago Ervanovite

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email