PJ realiza ampliada regional em Campo Grande

PJ realiza ampliada regional em Campo Grande

A temática da reunião foi “A vida da juventude sul-mato-grossense, um caminho de discipulado e missão”, com o lema “Vamos juntos gritar, girar o mundo, chega de violência e extermínio de jovens!”, a partir da referência bíblica “Vamos até Belém para ver o que aconteceu, vamos ver aquilo que o senhor nos revelou!” (Lc 2,15).

Durante a reunião os jovens contaram com a assessoria de Alessandra Miranda, pela Comissão da Nacional de Assessores da PJ e colaboradora da “Casa da Juventude Pe. Burnier”, de Goiânia (GO). Também acompanharam a ampliada dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude, da CNBB, Jairce Medeiros, coordenadora do núcleo de Campo Grande da Celebra Rede de Animação Litúrgica, e Flávio Machado, missionário do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

A reunião teve como objetivo avaliar a caminhada da PJ nos últimos dois anos, além de refletir, projetar e planejar os próximos anos, definir os projetos prioritários para o desenvolvimento dos grupos de jovens do regional e eleger a coordenação regional que será responsável pela gestão e acompanhamento dos trabalhos definidos.

Os momentos de celebração foram realizados em conjunto com o Conselho de Leigos, que estava em reunião no mesmo período.

Projetos Assumidos

A partir da necessidade de fortalecimento da organização da PJ no Oeste 1, foram assumidos três projetos nacionais como prioridade de ação pastoral para os próximos dois anos:

– Caminhos de Esperança, com espaços de formação de lideranças e assessores;

– Mística e Construção, para que sejam vivenciadas experiências do seguimento, dando visibilidade e resgatando a mística para a construção do Reino, potencializando as formações na perspectiva do Oficio Divino da Juventude como instrumento fundamental na vivencia celebrativa;

– Teias de Comunicação, foi constituído um grupo de trabalho especifico para trabalhar a comunicação nas mídias sociais, com foco na evangelização, visibilidade e articulações através dos meios de comunicação que dialoguem com a juventude.

Para que o plano de ação pastoral aconteça, foi refletido e discutido sobre a organização da PJ no regional, equipe de coordenadores e assessores regionais, sendo assim legitimados os jovens que ficaram nesse serviço à juventude e à Igreja, nos próximos dois anos.

Em comunhão com os jovens da PJ estavam o Conselho Regional de Leigos reunidos no mesmo espaço. Comungamos juntos do alimento e dos vivenciais celebrativos, que tinham na sua experiência o lugar bíblico de Belém, casa do pão, e da revelação que é dada através da vida que renasce através da esperança e na realidade da vida concreta e real.

Da Pastoral da Juventude do Regional Oeste 1

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email