Pernambuco acolhe 5º encontro nacional da Juventude Legionária

Pernambuco acolhe 5º encontro nacional da Juventude Legionária

ENAJUL_1

No dia 19, quinta-feira, as delegações foram chegando, se credenciando e acomodando no local. À noite, a presidente do Senatus, irmã Zenilda, deu as boas vindas aos 261 participantes e ressaltou a importância da juventude legionária reunida, fazendo questão de lembrar que “O Encontro é d’Ela. A Rainha dos Corações”. Dom Edson de Castro Homem, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e assessor da Legião de Maria na CNBB, falou de sua alegria em participar deste momento.

Na manhã da sexta-feira, dia 20, os encontristas participaram de um City Tour pelas cidades de Olinda e Recife, com almoço no Centro Social Nossa Senhora da Soledade, sede do Senatus de Recife. Na noite deste dia, após as orações da Tessera, Dom Edson presidiu a missa de abertura, da qual participou também o Diácono Vinícius, diretor espiritual do Comitium do Crato – Ceará. No clima da JMJ, durante a missa, houve a acolhida a réplica da cruz da JMJ da Arquidiocese de Olinda e Recife e a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Para concluir o dia, os jovens legionários dividiram-se em ciclos para estudos em grupo, que serviram para dinamizar e viabilizar o entrosamento entre os legionários presentes. Todos os dez ciclos tinham o nome de um padroeiro e um casal de coordenadores.

No sábado, dia 21, com a participação da Banda Adeã da cidade de São Lourenço da Mata, a programação decorreu com a palestra de Pe. Gimesson, referencial da JMJ do Regional NE 2, sobre o tema do encontro: “Na Legião de Maria sou igreja, sou jovem, sou missionário.” Após a palestra, houve mais um momento de estudo em grupo, dessa vez sobre o documento 85 da CNBB e do Documento de Aparecida à luz do nosso manual.

ENAJUL_4Uma prova legionária também foi realizada para testar os conhecimentos de cada um. Padre Pedro Jorge, diretor espiritual das curiae de Tiúma, palestrou sobre: “O legionário e a eucaristia”. Frei Damião, diretor espiritual do Comitium Maristela, presidiu a missa e deu a bênção com o santíssimo sacramento, da qual também participou o Pe. Moacir da Obra de Maria. Houve ainda a oração do Ofício cantado da Imaculada Conceição e orações finais da Tessera na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Para finalizar o dia, foi realizada a noite cultural, na qual alguns ritmos nordestinos, como o frevo e o forró foram apreciados. Teve até concurso para rei e rainha do milho. Tudo vivenciado num clima muito bom de descontração.

No domingo, dia 22, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido visitou os jovens e deixou uma mensagem de fé e encorajamento aos jovens legionários. Houve o terceiro momento de estudo em grupo, no qual se deu enfoque ao início da Legião de Maria. Os representantes dos ciclos apresentaram, em cartazes, o que o ENAJUL significou para o seu grupo, além do resultado dos estudos. Todas as delegações foram apresentadas, como também as equipes de trabalho do encontro, momento de muita alegria pelo bom êxito do encontro.

De forma concomitante ao encontro, foi realizada uma reunião com Dom Edson e os oficiais de Senatus e Regiae presentes, da qual saiu a proposta de ser realizado nos dois dias subsequentes a JMJ 2013 no Rio de Janeiro, o Encontro Mundial da Juventude Legionária. A proposta será encaminhada ao Concilium Legionis para fins de aprovação. Mais uma vez, Dom Edson presidiu a missa solene de encerramento do evento, que contou com a participação de 14 delegações dos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Pernambuco.

Cada um que esteve por aqui vai levar momentos especiais e que serão guardados para sempre. Cada um deve manter a chama acesa, pois a missão continua em nosso Praesidium, nossa Curia, nosso Comitium, nossa Regia ou Senatus. Afinal, somos Igreja, somos Jovens, Missionários do Senhor.

Nós que fazemos o Senatus de Recife e a SEJULE/PE só temos a agradecer ao nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa fiel intercessora, Nossa Senhora Rainha dos Corações. Agradecemos a adesão de todos os legionários que estiveram aqui presentes e pelas orações que empregaram antes e durante o encontro. Enfim, agradecemos a todos que colaboraram de forma direta e indireta para que o encontro acontecesse da melhor forma possível.

Do Senatus de Recife e SEJULE/PE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email