Pastorais da Juventude lançam subsídio para a SdE 2016

Pastorais da Juventude lançam subsídio para a SdE 2016

Cartaz-02As Pastorais da Juventude da CNBB (PJ, PJE, PJMP e PJR) lançaram, nessa quinta-feira (07), o subsídio de estudos e preparação para a Semana do Estudante 2016 (SdE 2016).

O material é dividido em duas partes, e conta com prefácio de dom Vilsom Basso, bispo de Caxias do Maranhão, e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

A primeira parte contém três textos-base, para formar e informar os grupos sobre o tripé da atividade: “direito à educação”, “educação libertadora” e “casa comum”. A segunda contém modelos para três encontros, para que os grupos de base nas escolas, colégios, igrejas e paróquias, do campo e da cidade, possam se reunir e se capacitar.

A expectativa é que o material chegue a todos os grupos até a Semana do/a Estudante, que ocorre, nessa edição, de 06 a 13 de agosto de 2016.

Em sua 14ª edição, a SdE traz como tema “Juventude e direito à educação”, como lema “Educação libertadora constrói nossa Casa Comum” e como iluminação bíblica a passagem de João 8, 32b: “E a Verdade libertará vocês”.

O objetivo principal é que ela aconteça dentro da escola, pois trata de temas especificamente estudantis e visa uma maior participação e conscientização dos estudantes.

Dom Vilsom destaca a importância da atividade e do tema desse ano para os grupos de jovens: “É tempo de ação, de ser luz, de arregaçar as mangas e lutar por uma educação libertadora, que forma cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na construção de um mundo melhor para todos, especialmente para os adolescentes e jovens”. Para fazer o download do material, acesse: https://goo.gl/tx775N.

Saiba mais sobre a SdE

A Semana do Estudante é uma atividade permanente promovida pelas quatro Pastorais de Juventude da CNBB e coordenada pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).

Ela acontece anualmente, no mês de agosto, na semana que abrange o dia 11, considerado historicamente o Dia do Estudante no Brasil.

Desde 2003, as Pastorais organizam esta atividade em âmbito nacional para celebrar esta data e propiciar maior engajamento dos estudantes no que diz respeito à sua escola, às questões da educação e da sociedade em geral.

A Semana se propõe a trabalhar o protagonismo estudantil, para que o jovem estudante assuma o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto quer e sonha: a Civilização do Amor. Com isso, pretende chamar a atenção para a possibilidade da concretização do Reino mediante ações transformadoras, como, por exemplo, a defesa da educação.

A SdE faz parte do processo das atividades permanentes, juntamente a Semana da Cidadania (celebrada em abril) e o Dia Nacional da Juventude (que ocorre em outubro).

Por de Iago Ervanovite,  PJE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email