Pastorais da Juventude lançam cartaz da Semana do Estudante 2016

Pastorais da Juventude lançam cartaz da Semana do Estudante 2016

Cartaz oficial da Semana do Estudante 2016

As Pastorais da Juventude da CNBB (PJ, PJE, PJMP e PJR) lançaram, nessa terça-feira (07), o cartaz que ilustrará a Semana do Estudante 2016 (SdE 2016).
Em sua 14ª edição, a SdE traz como tema “Juventude e direito à educação”, como lema “Educação libertadora constrói nossa Casa Comum” e como iluminação bíblica a passagem de João 8, 32b: “E a Verdade libertará vocês”.
O objetivo principal é que ela aconteça dentro da escola, pois trata de temas especificamente estudantis e visa uma maior participação e conscientização dos estudantes.
A arte do cartaz é de autoria de João Carlos Teixeira Junior, de São Paulo.

>>> Clique aqui e faça o download da imagem em alta resolução.

Segundo o artista, a inspiração para o cartaz da Semana do Estudante veio com os movimentos de ocupações das escolas públicas em São Paulo e em diversos locais do Brasil. “Quis manter uma lógica, uma sequência, uma certa continuação da estética e semântica do cartaz que fiz para a Semana da Cidadania, de abril”.
“Nas ocupações, os estudantes protestam, lutam, reivindicam, mas limpam e realizam pequenos reparos nas unidades ocupadas. As mãos que empunham bandeiras e faixas, que pleiteiam lutas legítimas como terra, teto e trabalho [lema do evento], são as mesmas que consertam as escolas, protagonizam seu próprio futuro, constroem uma educação libertadora”, conta o artista.
A Semana do Estudante ocorre, neste ano, de 06 a 13 de agosto, e contará com um subsídio de formação, para ser estudado e celebrado nos grupos de base de todas as Pastorais pelo país. O subsídio está em fase de produção e deve ser lançado oficialmente no início de julho.

Saiba mais sobre a SdE
A Semana do Estudante é uma atividade permanente promovida pelas quatro Pastorais de Juventude da CNBB e coordenada pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).
Ela acontece anualmente, no mês de agosto, na semana que abrange o dia 11, considerado historicamente o Dia do Estudante no Brasil.
Desde 2003, as Pastorais organizam esta atividade em âmbito nacional para celebrar esta data e propiciar maior engajamento dos estudantes no que diz respeito à sua escola, às questões da educação e da sociedade em geral.
A Semana se propõe a trabalhar o protagonismo estudantil, para que o jovem estudante assuma o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto quer e sonha: a Civilização do Amor. Com isso, pretende chamar a atenção para a possibilidade da concretização do Reino mediante ações transformadoras, como, por exemplo, a defesa da educação.
A SdE faz parte do processo das atividades permanentes, juntamente a Semana da Cidadania (celebrada em abril) e o Dia Nacional da Juventude (que ocorre em outubro).

Com colaboração de Iago Ervanovite (PJE)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email