Maior tapete de Corpus Christi da América Latina é confeccionado em São Gonçalo, no Rio de Janeiro

Maior tapete de Corpus Christi da América Latina é confeccionado em São Gonçalo, no Rio de Janeiro

corpus Christi SG

Tapetes após chuva e passagem da procissão.

Um quilômetro e meio de dedicação e zelo em cada contorno dos desenhos. O tamanho e os detalhes representam o amor do fiéis a Jesus Eucarístico.

A confecção do tapete de Corpus Christi, no município de São Gonçalo, é realizada desde 1995. Atualmente, o tapete da cidade é o maior da América Latina e cerca de 50 toneladas de sal são utilizadas. A preparação dos 240 tapetes sempre começa na noite anterior, quando fiéis das diversas pastorais, movimentos e associações da Arquidiocese de Niterói se unem para prestar suas homenagens a Jesus Eucarístico. O evento faz parte do patrimônio público, cultural e religioso do município de São Gonçalo

E, neste ano, apesar da chuva que caiu o dia todo, cerca de 70 mil pessoas se reuniram para a Missa campal e a tradicional procissão de Corpus Christi, de acordo com dados da Defesa Civil.
Entendendo a festa de Corpus Christi

O Dia de Corpus Christi festeja a presença real de Jesus Cristo na hóstia consagrada (o Sacramento da Eucaristia), o que Ele mesmo instituiu na Quinta-feira Santa, durante a Última Ceia, com os 12 apóstolos. A comemoração do fato ganhou esta segunda festa – pois é celebrado na própria Quinta-feira Santa – em razão da primeira acontecer em tempo de penitência, véspera da memória da Paixão e Morte de Cristo.

Apesar da chuva, cerca de 70 mil pessoas compareceram para a Missa e procissão em São Gonçalo.

Apesar da chuva, cerca de 70 mil pessoas compareceram para a Missa e procissão em São Gonçalo.

O dia de Corpus Christi é uma festa móvel e acontece sempre sempre na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

A origem da celebração 

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

corpus Christi SG 2

Após a Santa Missa, Dom José Francisco deu início à procissão pelas ruas do centro de São Gonçalo.

Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal Trasnsiturus de hoc mundo, estendeu a festa para toda a Igreja, e pediu a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, em Minas Gerais.

Por Gracielle Reis, com informações do site da Arquidiocese de Niterói

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email