Jovens recebem o chamado para “gerar Jesus” nas universidades da Diocese de Anápolis

Jovens recebem o chamado para “gerar Jesus” nas universidades da Diocese de Anápolis

Jovens de Anápolis participaram do IX AcampGou

A diocese que abriga um polo acadêmico, com mais de 15 instituições de ensino, estimula o a prática da fé e razão nas escolas de ensino superior

 

Formar homens novos para a construção da Civilização do Amor é a missão do Ministério Universidades Renovadas (MUR), da Renovação Carismática Católica. Dentro desse sonho de amor para o mundo acadêmico, 50 jovens da Diocese de Anápolis (53 km de Goiânia) participaram de 25 a 27 de outubro, do IX AcampGou.

O encontro que é voltado para universitários dos diversos campi, além de jovens que já atuam no mercado de trabalho, contou a participação do bispo de Mozarlândia e Rubiataba, Dom Adair Guimarães, dos cantores Abner Santos, Gil Monteiro e o assessor do Setor Juventude, Padre Willian Delfino, tendo como tema “Vinde a mim e eu vos aliviarei (Mateus 11-28)”.

O coordenador do MUR-Anápolis, Fernando Melo, considera que o AcampGou é mais que um momento para proporcionar diversão e espiritualidade aos jovens, e sim, um grande chamado para que ao saírem da casa de retiros, cada um espalhe a doutrina de Jesus nas mais diversas realidades acadêmicas.

E esse desafio atingiu Natália Sena, estudante de Pedagogia, na Faculdade Anhanguera, que participou do encontro, atraída pelo tema. “Eu sabia que precisava estar aqui e essa experiência me motivou a participar do meu Grupo de Oração Universitário (GOU), porque é lá que eu louvo a Deus e encontro alívio e forças para continuar nas batalhas de cada dia”, enfatiza.

Assim como Natália, o estudante de Direito da UniEvangélica, Pedro Henrique Oliveira, aceitou o convite para participar do AcampGou e a partir dessa experiência se sentiu chamado a dar continuidade ao GOU de sua universidade. “Saio daqui com a missão de gerar Jesus onde eu estudo e assim como Maria disse sim à vontade de Deus, eu também me coloco à disposição”, destaca o estudante.

Formados para a missão

Os cantores Abner Santos (Esquerda) e Gil Monteiro

O cantor e engenheiro Gil Monteiro, vivenciou em 2003 a experiência de participar do GOU, enquanto era universitário, na cidade de São José dos Campos, São Paulo. Segundo ele, a união entre Fé e Razão lhe auxiliou na formação que carrega hoje em sua profissão e na espiritualidade refletida em suas composições.

Ele que é autor da canção “O céu se abre”, aponta a importância na evangelização nas universidades. “A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB, em seu último documento das diretrizes para evangelização diz que o Brasil está passando por uma mudança de tempo e não um tempo de mudanças, exemplo disso é a nossa constituição que é pró-vida, infelizmente caminha para um modelo adotado na Europa e Estados Unidos, onde a vida não está acima de todas as coisas, existindo a supervalorização do egoísmo e essa transformação de pensamento começa na faculdade, onde estão os formadores de opinião, portanto essas pessoas precisam conhecer o Reino de Deus e somos nós que precisamos levar”, defende.

O cantor Abner Santos, autor da música “Reflexo”, gravada pela Toca de Assis, também acredita nessa missão evangelizadora no meio acadêmico. Ele defende que Deus age mesmo nas misérias e pecados de cada um e até mesmo no tempo que é realizado um GOU (em média 15 minutos). “Existe uma nova visão sobre o mundo, as pessoas, sobre a eternidade, que nenhum livro, filósofo, ou meio acadêmico pode nos oferecer e essa visão quem pode nos dar é Deus, então você que tem essa vontade de olhar o mundo, de contemplar coisas que o teu olhar não alcança se lance, dê esses 15 minutos a Deus, é o suficiente; esse tempo no olhar de Deus vale mais que uma eternidade no olhar dos homens, então dê essa chance a Deus para que Ele te mostre o mundo, a eternidade e o próximo”, desafia.

Sobre o MUR

Universitária participa do IX AcampGou

Ministério Universidades Renovadas nasceu em 1994, na cidade de Viçosa, Minas Gerais e é formado por acadêmicos, professores e servidores de inúmeras Instituições de ensino superior que respondem, de maneira renovada, aos crescentes desafios propostos pela Igreja, como a evangelização na universidade e a evangelização da cultura e das culturas do homem.

O Ministério incentiva a formação de Grupos de Oração Universitários (GOUs), que acontecem no ambiente acadêmico. A maioria ocorre durante os intervalos das aulas, ou seja, o tempo de duração é cerca de 15 a 20 minutos.

Também acontece um trabalho para atingir aqueles que saem da universidade para o mercado de trabalho nos GPPs (Grupos de Partilha de Profissionais), que promovem estudos, visando a formação espiritual, doutrinal e humana de seus membros, além de divulgarem o ensino social cristão e os documentos que versam sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo.

 

Por: Maria Amélia Saad

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email