Mais de 30 jovens missionam no Amazonas

Mais de 30 jovens missionam no Amazonas

DSC08950

 

A cidade é localizada às margens do Rio Negro, a 656km (via fluvial) de Manaus. Uma terra de missão, onde o trabalho pastoral é realizado por meio da presença de dois padres que atendem tanto à cidade quanto às comunidades ribeirinhas que vivem ao longo do Rio Negro e seus afluentes.

O trabalho missionário se iniciou no domingo (8), com a presença de 17 missionários na missa de envio celebrada pelo Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Damian. A proposta do trabalho missionário durante esses dias na cidade foi ter uma “Semana de evangelização”, onde os jovens missionários se uniram aos jovens de Barcelos para visitar todas as casas da cidade. Esse trabalho foi uma troca de experiência muito profunda e alegre, onde jovens missionários conviveram e viveram a fé e o amor a Cristo, independente da cultura e dos costumes que cada um tem. Sobretudo, foi uma experiência de jovens partilhando a fé e o “ser jovem cristão” com outros jovens.

Nesta semana de evangelização houve diversas atividades, como visitas às casas, apresentação de teatros, entrega de Capelinhas Peregrinas da Virgem de Guadalupe, jogo de futebol com os moradores da cidade e encontros com os alunos dos três colégios de Barcelos.

Minha expectativa era aprender muito com vocês, pois sabia que já tinham feito missões outras vezes” – descreve Felipe Pessoa, 15 anos, da cidade de Barcelos. “Não sabia muito como ia ser essa troca de experiências, mas Deus sempre nos surpreende! No começo estava meio tímido, mas ao fazer missões junto com os jovens que vieram, pude ver como faziam missões e conhecê-los mais e assim criar uma amizade muito especial, pois Jesus que nos uniu aqui em Barcelos” – completou.

No sábado, 14, chegaram ao local mais 14 missionários para auxiliar o trabalho missionário da paróquia, que desta vez será realizado nas comunidades ribeirinhas. Algumas horas (ou até dias!) de barco serão enfrentadas até alcançar as primeiras comunidades. O trabalho consistirá em encontros de catequese com adultos e crianças, celebração dos sacramentos e dedicação do maior tempo para a convivência com a comunidade, para que a fé o amor a Cristo seja reavivado com a própria troca de experiências de vida.

“Serão dias muito especiais para mim” – diz Daniel Vitor, 18 anos, de São José dos Campos. “Tenho a certeza que encontrar um povo tão simples, mas ao mesmo tempo tão rico em experiências de vida e de fé vai ser um fato marcante em minha caminhada como jovem missionário e espero que para eles também; espero conseguir transmitir o amor de Cristo através da convivência com eles” – Descreve sua expectativa para o trabalho missionário dos próximos dias.

A presença de Dom Edson Damian durou até a 4ª feira, dia 11 de julho. Despedindo-se com um forte abraço a todos os jovens, deixou uma mensagem que os animou na caminhada e que aproveitamos para compartilhar com os jovens de todo o Brasil, lembrando que estamos chamados a “Ir por todo mundo e fazer discípulos entre todas as nações”.

A Juventude Missionária é um apostolado do Movimento Regnum Christi, que se iniciou no México e já está em diversos países. Além dos missionários no Amazonas, há mais de 50 pessoas, entre jovens e adultos realizando missões no Piauí. Para mais informações, procure a página da Juventude Missionária no Facebook.

Obrigado Juventude Missionária

“Celebrei a Eucaristia de abertura da missão da Juventude Missionaria (JM) em Barcelos (122.000 Km²), paróquia da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, (293.000 Km²) que abrange toda a Bacia do Rio Negro o maior tributário do Amazonas. A celebração festiva aconteceu no dia 8 de julho, às 19h30, na Matriz Nossa Senhora da Conceição. Com emoção entreguei a cada um a cruz que eles carregam no seu peito: “No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”.

A JM em Barcelos, como já aconteceu em Santa Isabel do Rio Negro, no ano de 2011, confirma o que disse o Beato Paulo VI na sempre atual Exortação Apostólica sobre a evangelização no mundo contemporâneo: “O evangelho chega melhor e produz mais fruto no coração da juventude quando os jovens evangelizam os jovens”.

Agradeço de coração a presença e testemunho alegre e descontraído de cada jovem que enfrentou a longa viagem e intermináveis andanças pelo Rio Negro e seus afluentes. O testemunho mais blo da Juentude Missionária é confirmar o que nos diz o Papa Bento XVI:u “Quem deixa Cristo entrar, não perde nada, absolutamente nada daquilo que torna a vida livre, bela, grande”.

Com minhas preces e bênção, abraço a cada um de vocês com afeto de irmão menor no Amor de Jesus.

+ Edson Damian

Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira – AM
Barcelos, 8 de julho de 2012

Por Murilo Silveira Moraes

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email