Jovens e assessores definem rumo de evangelização em encontro pós JMJ

Jovens e assessores definem rumo de evangelização em encontro pós JMJ

reuniao_bispos_referenciais

Segundo o presidente da comissão e bispo auxiliar de Campo Grande, dom Eduardo Pinheiro, esse evento vai amarrar propostas concretas para dinamizar a pastoral juvenil nas dioceses.

Os bispos regionais já estão levantando sugestões para se trabalhar o caminho de evangelização após  a jornada. “A ação evangelizadora da juventude é a grande meta da JMJ em um país. Já estamos vivendo essa meta com a peregrinação da Cruz e do Ícone nas dioceses, que desafia a ação para novas posturas”, disse dom Eduardo Pinheiro. A pesquisa dos bispos deve continuar com um questionário para todas as dioceses. 

Metas
Além desse encontro, outras metas para 2013 traçadas pela Comissão Episcopal são:
– Implementar o projeto de revitalização da Pastoral Juvenil;
– Aprofundar e vivenciar a Campanha da Fraternidade 2013;
– Aprofundar o Documento 85 e o Documento Civilização do Amor;
– Continuar acompanhando a organização do Setor Juventude na instância diocesana.

O bispo de Caxias (MA), referencial para a juventude do Regional Nordeste 5 da CNBB (que engloba todo o Maranhão) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Vilson Basso, lembrou que a Igreja no Brasil sempre esteve ligada ao trabalho com a juventude na dimensão latino-americana. ”Desde Medelín e Puebla, o Brasil tem participado de todos os encontros latino-americanos de pastoral juvenil, dos congressos e outros eventos. A Igreja no Brasil tem trabalhado junto com o Celam [Conselho Episcopal Latinoamericano] nesse serviço bonito.”

Durante a reunião, foi feita uma retrospectiva da caminhada da atual Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil, em particular sobre a sua comunhão com as atividades e projetos do Cone Sul e da Pastoral Juvenil Latino-americana.

Semana Missionária
A preparação para a Semana Missionária, atividade em todas as dioceses que antecederá a Jornada Mundial da Juventude, e os subsídios elaborados em preparação para esse momento e para o Dia Nacional da Juventude foram apresentados pelos bispos.

Segundo o assessor da comissão padre Antônio Ramos do Prado, mais conhecido como padre Toninho, a reunião foi uma das mais produtivas, por aprofundar o projeto da identidade da pastoral juvenil. De acordo com ele, a peregrinação da Cruz e o Bote Fé têm ajudado gerar unidade na juventude e a aproximação do clero.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email