Jesus no Litoral deixa legado de paz no Ceará

Jesus no Litoral deixa legado de paz no Ceará

Missionários do JNL CE evangelizam na Praça do Amor

Missão se encerra na cidade de Camocim, litoral cearense, mas começa para o ano de 2014 nas dioceses do Ceará

Praia, sol, areia e missão. Estas são as palavras-chave para o que aconteceu na cidade de Camocim (CE), de 8 a 12 de janeiro. A terceira edição do Projeto Jesus no Litoral (JNL) deixou um legado de paz na cidade, localizada a 370 quilômetros de Fortaleza. 150 jovens missionários, previamente capacitados, de diversas dioceses do estado, foram à cidade para quatro dias de intensa evangelização nas praias, praças, ruas, casas, hospitais e presídios. Os jovens vivenciaram o direcionamento do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude: “Ide e façam discípulos entre todas as nações”.

Para Renata Rodrigues, participante do Projeto, é difícil encontrar palavras para descrever a missão. “Eu sinceramente tenho buscado palavras pra descrever. Imagina ver o impossível acontecer bem aqui na nossa frente? Deus em sua infinita misericórdia quis que o JNL acontecesse mais uma vez em Camocim, mesmo em meio a tantas dificuldades, a tantas barreiras que se levantaram antes e durante a missão”. Entre as dificuldades apontadas por Renata, a dificuldade financeira, proibições de uso de som e até o risco de violência em algumas comunidades, além da chuva, que no último dia caiu fortemente na cidade, porém, mesmo diante de todas esses desafios, os jovens com ousadia fizeram se cumprir a missão e a evangelização.

Testemunhos

Um dos momentos mais marcantes dessa edição da Missão Jesus no Litoral no Ceará foi o testemunho do jovem Renan Sousa, de Paracuru, na Diocese de Itapipoca, que teve a oportunidade de se confessar com o Papa Francisco durante a JMJ Rio 2013.

Segundo ele a confissão com o Santo Padre foi um momento repleto de ousadia, demonstrando que a juventude tem um pastor, que não está longe das ovelhas, mas preocupado com a realidade cotidiana, disposto a apoiar os sonhos e projetos.

Renan ainda contoucomo conheceu o Ministério Jovem e deixou a mensagem para os missionários: “A terra que nós pisamos é terra de missão!”, numa alusão à necessidade da continuidade da missão nas paróquias e dioceses de cada missionário participante.
Um dos organizadores do JNL Ceará, Mário Roberto, também deu seu testemunho, ressaltando a superação e as promessas de Deus que foram cumpridas neste grande momento de evangelização. Confira o vídeo com o testemunho de Mário Roberto na rede social Facebook:

Testemunho Do Mario Roberto coordenador estadual da formação sobre o JNL

Publié par Jesus no Litoral Ceará sur dimanche 12 janvier 2014

 

Jovens em missão no JNL

Encerramento

No sábado aconteceu na Praça do Amor a evangelização campal, com missa e shows com as bandas Apóstolos e Só pra Jesus. Já no domingo foi o momento da despedida, marcada por choro e oração, onde os 150 missionários voltam para suas dioceses e levam consigo diversas novas amizades, construídas e edificadas na missão e que se tornarão verdadeiros companheiros de caminhada.

O grito que ecoava entre os missionários era: “aqui tem jovem, aqui tem fogo”, como um brado de vitória ao encerramento da missão acompanhado de muito choro, pois a cada nova amizade conquistada fica ao final a saudade com o retorno para casa. A missão Jesus no Litoral no Ceará chegou ao fim em 2014, mas continua em cada diocese, que realizará suas missões nas paróquias e cidades e em 2015 a quarta edição do Projeto coordenado pelo Ministério Jovem do estado.

Sobre o Projeto Jesus no Litoral

O Jesus no Litoral nasceu com a juventude carismática do Paraná, logo após a Jornada Mundial da Juventude de Toronto no Canadá, em 2002, cujo tema foi “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-14), após as fortes palavra do Beato João Paulo II sobre a missão da juventude, quando dizia:

“O mundo que haveis de herdar tem, desesperadamente, necessidade de um sentido renovado da fraternidade e da solidariedade humanas. Trata-se de um mundo que precisa ser sensibilizado e curado pela beleza e pela riqueza do amor de Deus. O mundo contemporâneo precisa de testemunhas deste amor.

Como apóstolos do terceiro milênio, cabe a vós conservar e manter viva a consciência da presença de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Seguindo Cristo, deveis transformar e melhorar o “sabor” da história humana. Com a vossa fé, esperança e amor, com a vossa inteligência, fortaleza e perseverança, deveis humanizar o mundo em que vivemos.

Por: Eder Machado, Comunicação do Ministério Jovem CE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email