I Encontro Mundial de Jovens da RCC termina com avaliação positiva

I Encontro Mundial de Jovens da RCC termina com avaliação positiva

O evento contou com pregações, palestras, missas, testemunhos, confissões, stands. Durante seis dias, os jovens tiveram momentos de oração, louvor, festivais culturais e celebrações eucarísticas. O frio na cidade chegou aos 2º, mas não desanimou quem foi ao evento para aprofundar sua espiritualidade.

encontromundial_rcc3Pelo encontro, passaram alguns bispos e personalidades, como o Presidente da Comissão para a Juventude, da CNBB, D. Eduardo Pinheiro; o arcebispo da prelazia de Marajó (PA), D. José Luiz Azcona; o arcebispo de Belém (PA), D. Alberto Taveira; o arcebispo de Foz do Iguaçu (PR), D. Dirceu Vegini; o arcebispo de Maringá (PR), D. Anuar Battisti; o arcebispo emérito de Foz do Iguaçu, D. Laurindo Guizzardi; o deputado Eros Biondini e o governador do estado, Beto Richa, que ficou impressionado em ver um grande número de pessoas reunidas no Centro de Convenções.

Prince Chukwu chegou ao encontro depois de 22 horas de viagem. Vindo da Nigéria, Prince diz ter ficado feliz em “ver tantos jovens como ele, professando a mesma fé”. Já o argentino Martin Tirone afirma que experienciou uma mudança de vida. Segundo ele, “o Martin antigo morreu e, agora, renasceu um outro Martin, que crê na Palavra de Deus e pratica o perdão”. Ele não tinha dinheiro para chegar ao encontro e considera sua participação um milagre. De acordo com ele, as providências foram acontecendo e, pouco a pouco, ele foi sentindo a presença de Cristo em sua vida. 

A neozelandesa Diana Inger afirma que sua vinda ao Brasil também foi um milagre. Ela recebeu um convite da Secretaria da RCC, mas não tinha como pagar, uma pessoa apareceu e pagou para que ela e o filho fossem ao encontro. Ela ficou animada em ver a fé das pessoas, especialmente dos jovens brasileiros, que a deram “boa inspiração e coragem para voltar a casa e fazer mais pela juventude”. Para a australiana Sara Dodds, o que chamou a atenção foi “como a Igreja no Brasil é jovem e como os jovens brasileiros são vivos e animados”.

Segundo os organizadores, o Mundial de Jovens superou as expectativas. De acordo com Marcos Volcan, coordenador da Comissão da Juventude do ICCRS (International Catholic Charismatic Renewal Services – Serviços para a Renovação Carismática Católica Internacional), apesar das dificuldades, o encontro teve representação de todos os continentes. “Ainda vamos ter uma reunião para avaliar os detalhes do encontro, mas o fato de termos feito uma reunião com os jovens líderes desses continentes para planejar as próximas ações já foi um grande resultado”, afirma.

Márcio Zolin, coordenador do Ministério Jovem da RCC no Brasil, diz que o Brasil foi escolhido como sede porque, além de o país atualmente ser onde o movimento tem maior expressividade, da qual a juventude é a maior parte, o encontro também é um aperitivo para a Jornada Mundial da Juventude de 2013. “O mundo está aqui para conhecer nossa juventude, para conhecer aquilo que nós fazemos, como trabalhamos com juventude, viver essa experiência brasileira”, afirma o coordenador. Segundo ele, o objetivo maior é despertar a juventude para que ela assuma o seu protagonismo.

A estadunidense Patti Mansfield, que esteve no retiro que deu origem à Renovação Carismática Católica, diz que, passados 45 anos de movimento, ela já viu muitas realizações de Deus e considera que a RCC no Brasil é uma experiência singular, e lembra que a missão é sempre maior. “Eu me sinto ligeiramente como Maria, que deu sencontromundial_rcc2eu sim ao anjo e a Deus, e depois viu que seu ‘pequeno’ sim faria nascer não só Jesus, mas também uma Igreja universal ao longo do mundo. Eu sinto um pouco dessa graça de Maria, porque eu não era especial, era uma pessoa comum que dei meu sim, que gerou outros ‘sims’ e isso é um grande mistério. Deus nos usa para alcançar outras pessoas”.

No sábado, durante a missa, foi lida uma carta enviada pela Santa Sé por ocasião do encontro mundial. Nela, o papa destacou a missão dos jovens, de manter viva a fé na contemporaneidade. Também nas homilias feitas por D. Azcona e D. Alberto Taveira, o chamado à missão e à importância da evangelização promovida pela juventude foram destaques. Segundo D. Azcona, “precisamos nos converter à missão em obediência ao Cristo crucificado. O nome de Jesus não pode ficar esquecido”.

O Mundial de Jovens foi um dos eventos preparativos para o Jubileu de Ouro da RCC, que ocorrerá em 2017. Visando ampliar a abrangência mundial, a afirmação da identidade e a maturidade do movimento, os próximos eventos que o movimento planeja com esse mesmo objetivo são a Consulta Profética, em Jerusalém (2013); o Evento Internacional, em Uganda (2014); o Retiro Internacional para Sacerdotes, em Roma (2015) e o Jubileu de Ouro da RCC, em Roma (2017).

 

Confira, abaixo, a carta enviada pela Santa Sé:

Ao Reverendíssimo Bispo Dirceu Vegini

O Santo Padre está grato em ter sido informado do Encontro Mundial dos Jovens da Renovação Carismática Católica que se realizou em Foz do Iguaçu, no Brasil, de 10 a 15 de Julho e envia saudações calorosas a todos os jovens que viajaram de toda parte para participar.

Ele encoraja os participantes para se prepararem espiritualmente para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e ele reza para que o Espírito Santo inflame seus corações com amor e guie suas mentes com luz, e, assim, eles vão poder se tornar testemunhas convincentes de Jesus Cristo, “santos do século vinte e um” (Discurso “Aos Jovens”, em Twickenham, 17 de Setembro de 2010).
Num mundo marcado muito frequentemente por cobiça e egoísmo, violência e exploração, ele exorta os jovens a sustentarem, para seus contemporâneos, os valores do Evangelho de amor generoso, paz, perdão e serviço ao próximo. Recomendando todos os que estão fazendo parte desse encontro e todos os que ajudaram a organizá-lo à intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja, Sua Santidade alegremente concede Sua Benção Apostólica.

Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado

Por Felipe Rodrigues
Fotos: RCCBrasil

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email