“Grupo Jovem Paroquial: jeito jovem de ser Igreja”: Comissão para a Juventude lança livro digital sobre expressão juvenil

“Grupo Jovem Paroquial: jeito jovem de ser Igreja”: Comissão para a Juventude lança livro digital sobre expressão juvenil

O livro-documento “Grupo Jovem Paroquial: jeito jovem de ser Igreja” nasce para ser um instrumento de unidade.

A Comissão Episcopal Pastoral da Juventude da CNBB, atenta à diversidade e aos anseios das juventudes, reconheceu nos últimos anos, sobretudo após a formação do Setor Diocesano de Juventude, a presença dos Grupos Jovens Paroquiais em todo o Brasil. E mais ainda, que estes grupos apresentam características e carisma específicos, que vão muito além de se reunir nas paróquias, desmistificando, assim, a visão de que são grupos sem carisma simplesmente por não seguirem uma espiritualidade de carismas de grupos jovens conhecidos há mais tempo.

A partir desta observação e para realizar uma análise mais detalhada do carisma desta expressão juvenil, os representantes dos Grupos de Jovens Paroquiais na comissão episcopal, assessorados pela Ir. Valéria Leal e pelo Pe. Watson Façanha, realizaram em 2021 uma pesquisa em todo o Brasil.

O questionário foi enviado para todos os regionais para uma visão da expressão e não restrita a alguma região. As questões foram sobre a idade dos participantes, o tempo de existência do grupo, atividades desenvolvidas, quem realiza o acompanhamento do grupo, como ocorre a formação integral de líderes e participantes, os maiores desafios do grupo, a participação e apoio do Setor Juventude, como o grupo atua e as possíveis dúvidas em relação à estrutura/formação/organização.

O livro Digital

Os membros da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil, jovens voluntários membros do Setor Diocesano de Juventude e assessores adultos realizaram um estudo de documentos da Igreja e a análise das respostas destes questionários para assim escrever o documento. Surgiu, então, o livro Grupo Jovem Paroquial: jeito jovem de ser Igreja.

Enquanto documento, o livro apresenta uma estrutura bastante simples: são seis capítulos desenvolvidos em tópicos. Entre os capítulos estão: “O grupo de Jovem Paroquial”, “Formação Integral”, “Metodologia do Grupo de Jovens Paroquial”, “Itinerário com Inspiração Catecumenal” e “Estrutura de Acompanhamento”.

>>> Faça o download do livro Grupo Jovem Paroquial: jeito jovem de ser Igreja.

“A pesquisa foi realizada justamente para identificar o carisma dos Grupos Jovens Paroquiais, muitos com mais de dez anos de existência. O livro sistematiza todas estas atividades e esclarece as dúvidas para aqueles que ainda não conhecem esta expressão juvenil, que inclusive já tem membros na Comissão Nacional da Pastoral Juvenil desde 2019 e realiza o encontro nacional dos Grupos Jovens Paroquiais, chamado Conecta. E em breve teremos mais informações sobre o próximo encontro!”, conta a jovem Tuane Krupek, uma das representantes da expressão na CEPJ.

 

Faça parte da comunidade

Se você é coordenador ou assessor de um Grupo Jovem Paroquial, está convidado a participar do grupo do Facebook, que será o meio de comunicação dos Grupos Jovens Paroquiais do Brasil todo: SOU JOVEM PAROQUIAL – CLIQUE AQUI.

 

Por: Tuane Krupek (Arquidiocese de Maringá) e Cleomax Lobato da Silva (Arquidiocese de Belém) – representantes dos Grupos Jovens Paroquiais na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email