Equipe Jovem de Comunicação se reúne em Natal (RN)

Equipe Jovem de Comunicação se reúne em Natal (RN)

jcon-reuniao_032015_140

Os jovens comunicadores da Equipe de Comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, realizaram uma reunião em Natal (RN), entre os dias 13 e 15, para avaliar os trabalhos e traçar metas do projeto Jovens Conectados.

Lançado em 2010, Jovens Conectados é o canal oficial de Comunicação da Comissão para a Juventude, que tem o objetivo de integrar no ambiente digital as diferentes expressões eclesiais juvenis – pastorais, movimentos, novas comunidades e congregações religiosas, divulgando suas ações, bem como aproximando os jovens dos bispos e assessores que atuam na pastoral juvenil do Brasil.

Profissionais voluntários de diferentes áreas, como jornalistas, publicitários, designers, técnicos da informação, gestores de mídias digitais, das cinco regiões do Brasil, e de várias expressões eclesiais, atuam no projeto. O ponto alto da reunião foi a discussão e a finalização do Plano de Comunicação e do Regimento Interno da equipe. “São dois documentos essenciais para o funcionamento da equipe. Ainda mais nessa fase de transição na Comissão para a Juventude com as eleições na CNBB em abril. Nessa fase é importante que tenhamos documentos por escrito que depois serão submetidos ainda aos bispos da Comissão para serem aprovados”, explicou o jornalista Felipe Rodrigues, 24, coordenador geral da Equipe.

O plano de comunicação é um documento para traçar metas, prazos, o que a equipe precisa alcançar e onde ela deseja chegar. “Portanto, temos metas de curto, médio e longo prazo. Com bases nessas metas, a própria equipe vai se dinamizando e criando uma estrutura própria para que elas sejam cumpridas”, disse Felipe. Já o Regimento Interno facilitará muito o trabalho da próxima composição da Comissão, que traz seu histórico e norteia seu funcionamento. “Lá estão estabelecidas sua organização, critérios para a inclusão de novos membros, faixa etária para ingresso ou saída da equipe”.

Outra ação prioritária da Equipe é a Rede Nacional de Jovens Comunicadores, lançada em julho de 2014. Com o objetivo de reunir jovens de todas as dioceses e expressões juvenis da Igreja no Brasil, a rede vai permitir que o projeto tenha uma capilaridade regional, ao captar possíveis colaboradores, chegando às bases da pastoral juvenil.

Aparecida 300 anos

Também foi destaque na reunião dos Jovens Conectados as comemorações dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que serão abertas em abril e seguem até 2017, ano do jubileu. Nesse contexto, será lançado um projeto voltado para a juventude, cuja divulgação e comunicação ficará a encargo dos Jovens Conectados. “O projeto dos 300 anos de Aparecida será o ‘carro chefe’ de todas as nossas atividades pastorais em relação á juventude da Igreja do Brasil nos próximos anos”, explicou o Padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, assessor da Comissão para Juventude responsável por acompanhar a Equipe de Comunicação.

Amor ao Evangelho

No sábado, 14, os comunicadores receberam a visita de Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE), membro da Comissão para a Juventude e referencial para a Juventude no Regional Nordeste 2. Dom Dino, como é chamado pela juventude, também agradeceu aos jovens, em nome do presidente da Comissão, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, pela dedicação no projeto.

“Nós estamos felizes por termos esta equipe que nos assessora com a comunicação em todos os trabalhos da Comissão para a Juventude. Vocês fazem isso porque têm amor à causa e ao Evangelho, com suas características e seus carismas e sabem que a evangelização pelos meios de comunicação é fundamental”, ressaltou.

De acordo com o Padre Sávio, hoje, “Jovens Conectados é um projeto de referência para a Igreja do Brasil, com jovens comunicadores unidos para ajudar a Igreja a chegar de uma forma mais peculiar na vida do próprio jovem, utilizando a sua linguagem, seu jeito de ser e utilizando, sobretudo, as ferramentas que hoje estão disponíveis na sociedade para que o Evangelho possa chegar com mais propriedade na vida da juventude”.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email