Jovens comunicadores da Comissão para a Juventude planejam novas atividades

Jovens comunicadores da Comissão para a Juventude planejam novas atividades

Oficialjovensconectados

A reunião contou com a participação do presidente da comissão, Dom Eduardo Pinheiro, do assessor nacional Padre Carlos Sávio Ribeiro; além de os jovens comunicadores de vários estados do país, integrantes da equipe Jovens Conectados; e, como convidados, do padre Márcio Queiroz, coordenador de comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e do Padre Sérgio, da Diocese de Caraguatatuba.

Ação Evangelizadora

A reunião foi aberta na sexta-feira, 23. No período da tarde, Dom Eduardo falou sobre “As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2011 – 2015”.

– Cada documento elaborado pela CNBB é trabalhado minuciosamente. Todos os detalhes são avaliados, para só depois haver uma publicação – destacou.

Durante a apresentação, Dom Eduardo destacou a importância dos estudos dos documentos e diretrizes publicados pela CNBB, “diretrizes estas que são elementos de unidade da Igreja”, apontou.

Dentro do estudo das Diretrizes, “é preciso ajudar as pessoas a conhecer Jesus Cristo, fascinar-se por Ele e optar por segui-lo. Esta adesão deve ser feita, fortalecida e ratificada tantas vezes quantas o cotidiano exigir” (cf 40-41), disse o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Para Dom Eduardo, a nova geração dos jovens exige uma compreensão que vai além dos meios utilizados na comunicação, é necessário compreender os pensamento dos jovens. “Nós podemos no máximo aprender  a mexer com a técnica, mas é preciso entender o processo que acontece no raciocínio e sentimento dos jovens”, disse.

O desafio apontado por Dom Eduardo para a equipe Jovens Conectados é conseguir aplicar os ensinamentos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, especialmente no que diz respeito a comunicação e juventude, no projeto de comunicação da Comissão para Juventude.

Trabalhos

No sábado, depois de avaliar as estatísticas de acesso do site e se reorganizar em quatro subequipes (Jornalismo, Redes Sociais, Publicidade e Tecnologia da Informação-TI), o grupo discutiu a parceria entre as equipe de comunicação da Comissão para a Juventude da CNBB, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pastoral da Comunicação (Pascom) Nacional, em vista peregrinação da Cruz da Jornada pelo país e da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Parte da reunião foi transmitida ao vivo pela internet.

No domingo, o principal tema debatido foi a organização de um encontro nacional de jovens comunicadores católicos, destinado a debater a evangelização nos diversos meios de comunicação.

Dom Eduardo Pinheiro disse que sai da reunião cheio de esperança.

– Fiquei bastante impressionado e muito contente por ver, além da qualidade do trabalho que os Jovens Conectados estão realizando, também a criatividade, a doação, a alegria dessa juventude que nao está medindo esforços para que, cada vez mais, a  evangelização possa chegar a todos os cantos. Também percebi a riqueza da partilha – uma riqueza que vem da experiencia pessoal, da prática profissional, da vivência cristã comunitária. Vem da preocupação também no engajamento social. Vem de todos esses elementos que, juntos, tornam a equipe de comunicação da Comissão para a Juventude uma equipe de qualidade – disse.

Novamente conectados

No final da reunião, o site Jovens Conectados, que estava fora do ar, voltou a ficar online. A página estava fora do ar por problemas no servidor, que não suportou os acessos. Agora, com a mudança de servidor, já está novamente acessível. A equipe de comunicação agradece a compreensão de todos os amigos conectados.

Fabiano Fachini e Moisés Nazário

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email