Em comunhão, a juventude católica comprometida com a evangelização, objetivou elaborar um programa de ação para ser executado por todos os grupos da diocese, mapeando os diversos grupos e ações desenvolvidas pelas juventudes católicas em sintonia com a Igreja no Brasil e no mundo.
O encontro também contou com o apoio e parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) da prefeitura.
Na oportunidade, foi apresentado aos grupos o novo Assessor da Juventude da Diocese de Petrolina, Padre Givanildo José, que reforçou o compromisso de colocar-se a serviço da evangelização. “Este encontro integra os diversos setores juvenis que trabalham com os jovens nas diversas realidades da nossa Diocese. Por isso, coloco-me a serviço da juventude para evangelizar nos conjuntos que integram a pessoa humana e um bom cristão”, ressaltou.
A Irmã Janete Maria, da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, conhecidas como Irmãs Azuis, morou em Petrolina e esteve presente no encontro. A Irmã, que contribuiu na Assessoria do Setor Juventude nos anos de 2005 a 2008, destacou o Documento 85 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as diversas citações e documentos da igreja que contribuem na formação da juventude, bem como a motivação pessoal de cada jovem. “Voltar a Petrolina é uma oportunidade ímpar de estar nesta terra, que muito marcou minha caminhada missionária. Estar aqui pela juventude é ainda mais singular. Valorizo a iniciativa da Diocese, em articular o setor Diocesano de Juventude em atenção às orientações da CNBB na evangelização das juventudes. O setor favorece o entrelaçamento das diversas identidades juvenis existentes nas paróquias e mostra o rosto jovem que a Igreja tem”, declarou.
Para o Superintendente de Juventude de Petrolina, Robson Rocha, é de extrema importância apoiar e participar das ações desenvolvidas pelas instituições que promovem a ação juvenil no município. “A Igreja contribui bastante no desenvolvimento e na formação humana da nossa juventude. Por isso, é gratificante apoiar encontros como este”, afirmou.
O encontro contou com variadas representações místicas e expressões comprometidas com a evangelização dos jovens da igreja católica, onde também se fez presente a animação da banda WR17.
Por Luana Bernardes, da Diocese de Petrolina