Coleta do Dia Mundial das Missões é realizada neste final de semana

Coleta do Dia Mundial das Missões é realizada neste final de semana

mes missaoNeste domingo, 18 de outubro, a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões. Em todas as celebrações acontece a coleta missionária. Entre os vários subsídios da Campanha Missionária encontra-se a mensagem do Papa Francisco para o 89º Dia Mundial das Missões. “A missão não é proselitismo, nem mera estratégia; a missão faz parte da gramática da fé, é algo de imprescindível para quem se coloca à escuta da voz do Espírito”, diz o Papa em um trecho da mensagem.

>> Veja a íntegra da mensagem do Papa

E para favorecer as ações missionárias em diversos países, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) enviaram a todas as dioceses e paróquias do Brasil um envelope que deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita no penúltimo domingo do mês de outubro (este ano, dias 17 e 18). As ofertas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

>> Clique aqui para baixar o Envelope

>> Veja as orações dos fiéis

Como chega o dinheiro das ofertas às Missões?
1. No mês de outubro, em especial no Dia Mundial das Missões, as comunidades e paróquias recebem dos cristãos as ofertas por meio da Coleta para as missões.
2. Essas ofertas são enviadas para as dioceses que recolhem toda a arrecadação de suas comunidades e paróquias.
3. Até o final do ano ou no máximo até o mês de fevereiro, as dioceses repassam o valor total das ofertas para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF).
4. No mês de março, a direção nacional das POM comunica à Congregação para a Propagação da Fé, em Roma, o valor arrecadado. Reserva uma pequena parte para a animação missionária e para a administração nacional.
5. A direção nacional das POM repassa os valores para o Fundo Mundial de Caridade em Roma, e na Assembleia Geral, no mês de maio, avalia, aprova e destina os recursos para os Projetos nos cinco continentes. Os principais projetos são:
– Trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização;
– Formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as);
– Manutenção de missionários e igrejas em terras de missão;
– Meios de comunicação social e de transportes;
– Apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de portadores de deficiências físicas;
– Construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais;
– Casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos;
– Subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas.São centenas de projetos que beneficiam milhares de pessoas ligadas a instituições mantidas nos países mais pobres do mundo.

6. Por fim, os destinatários prestam contas do uso do dinheiro recebido com documentos e testemunhos de gratidão.

Confira todas as informações sobre a Campanha Missionária 2015

Por Assessoria de Comunicação das POM

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email