Caju celebra a canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II

Caju celebra a canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II

Jovens da Caju fazem procissão

Jovens da Caju fazem procissão

Neste domingo, 27 de abril de 2014, as canonizações dos novos santos entraram para a história. É desse modo que Papa Francisco reforça aos fiéis uma importante mensagem: a renovação que arejou a Igreja Católica no Século XX foi obra de íntimo empenho de dois santos, João XXIII e João Paulo II.

A Casa da Juventude (Caju), de Belém (PA) também celebrou com grande júbilo e por esta ocasião, a comunidade realizou uma caminhada que iniciou às 7 horas da manhã peregrinando as ruas Vileta, avenida Rômulo Maiorana e travessa Mauriti. O destino final foi o espaço da futura Igreja São João Paulo II, localizada na Mauriti entre Visconde de Inhaúma e Marquês de Herval.

Durante o percurso, um trio elétrico animou a comunidade na condução de uma Cruz e o andor de São João Paulo II carregados por membros compromissados e comunidade externa com muito louvor e oração, mesmo durante uma manhã chuvosa. Pela caminhada muitos participantes se emocionavam: “Uma demonstração de muita fé, de acreditar em um ideal”, revelou Eliane, frequentadora da Caju, que acompanhava a filha.

Outra participante da comunidade desde novembro, Monique, explicou que o espírito de comunidade faz com que ela sentisse vontade de estar sempre por perto e por isso decidiu ir. Já para César e Larissa, que já foram compromissados com a comunidade destacam: “Essa ligação com a comunidade é muito grande. Não acaba nunca. É uma alegria que não dá para descrever e permanece. Passa o tempo e a gente não esquece a comunidade”, destacam.

Na chegada à Igreja os membros entraram cantando uma música “Somos Tua Juventude” criada para homenagear São João Paulo II. Sendo o Domingo da Misericórdia, entraram com o quadro de Jesus Misericordioso, o andor do Santo e a Cruz. A Santa Missa foi presidida pelo padre Lucivaldo Corrêa e concelebrada pelo padre Idamor Mota e do Fundador da Casa, Cônego Raul Tavares.

Carregada de emoção, a homilia de padre Lucivaldo explicou os dons da ressurreição: o dom da fé, o dom do Espírito Santo que movimenta para dentro da Eucaristia que é fonte de amor e o dom do perdão, sem medo do sacramento da reconciliação – porta de entrada para restabelecer a comunhão com Deus – para fazer a experiência da Misericórdia celebrada.

O padre se emocionou recordando a visita do Papa em Belém quando tinha nove anos de idade e, anos depois, foi ordenado no mesmo dia da visita: 8 de julho de 1999. No ofertório, houve a entrada de uma relíquia de João Paulo II, presente dado pelo padre Daniel (Scj), e um quadro com imagem do encontro do Cônego Raul com João Paulo II em 1980. 

Veja o vídeo com a música especial em homenagem a João Paulo II

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=NNoUqmOoeuo”]

Por: Comunicação Caju

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email